Saiba como escolher o melhor tênis para fazer exercícios físicos

Jose Costa, 30 de Maio, 2019

Existem muitas opções disponíveis no mercado. Mas você sabe como fazer uma boa escolha?

 

Quando decidimos iniciar uma nova atividade física uma das primeiras medidas que tomamos é escolher o tênis para a prática. Existem muitas opções disponíveis no mercado. Mas como fazer uma boa escolha?

 

Deixe de lado a vontade de comprar o tênis da moda e invista no melhor modelo para você seguindo essas dicas essenciais:

 

Compre no final do dia

É quando nossos pés estão naturalmente mais inchados, assim como ficam durante a atividade física. Ao provar um novo tênis pela manhã, corremos o risco de ele ficar adequado para o tamanho do pé naquele momento, mas depois o sapato pode ficar apertado ou até machucar. Por isso, deixe para experimentar os tênis novos à noite.

 

Se preocupe com o tecido

Assim como o resto do nosso corpo, nossos pés transpiram durante a atividade física. Por isso, é recomendado que você escolha uma opção com tecido que permita a evaporação desse suor, que garanta uma boa ventilação. Dessa forma, também se evita o aumento da umidade dentro do sapato, prevenindo o aparecimento de fungos e bactérias.

 

Preste atenção no solado

A sola não deve ser muito alta para não causar instabilidade no tornozelo, e aumentar o risco de entorses. Dê preferência para solados de borracha, que aumentam a aderência e a segurança durante a prática.

 

Confirme o seu tamanho

Você já deve ter reparado que as diferentes marcas de tênis também têm tamanhos levemente diferentes, não é mesmo? Isso acontece porque há uma grande variação no design, nos tecidos utilizados e na forma. Por isso, experimente sempre, pelo menos, dois números, para garantir o conforto. Você deve ser capaz de mexer o pé dentro do tênis, mas senti-lo seguro e firme.

 

Conheça o seu tipo de pisada

O modo como nós pisamos é diretamente influenciado pelas características anatômicas dos membros inferiores (quadris, joelhos e tornozelos), além da flexibilidade dos nossos tendões e ligamentos. Podemos dividir em três grandes grupos os tipos de pisada, e existem tênis com características específicas para cada um deles:

 

Pronada: quando somente a borda interna do pé toca no chão e a planta do pé tende a girar para fora;

Supinada: quando somente a borda externa do pé toca no chão e a planta do pé tende a girar para dentro;

Neutra: começa pela parte externa do calcanhar e termina no centro da planta do pé.

Para saber qual é o seu tipo de pisada, você pode procurar um teste de baropodometria ou fazer análise da marcha,com um profissional. Ou ainda pode olhar embaixo da sola dos seus sapatos mais antigos e ver em qual parte eles estão mais desgastados:

 

Parte externa = pisada supinada

Parte interna = pisada pronada

Desgaste uniforme = pisada neutra

Os tênis não foram feitos para nos causar dor. Se, ao experimentar na loja, você já sentiu desconforto, não compre. Ao usá-los, o desconforto será 10 vezes maior. Escolha de forma inteligente e aproveite ao máximo a sua prática!

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2019/05/saiba-como-escolher-o-melhor-tenis-para-fazer-exercicios-fisicos-cjve7u5pw01ql01pencj6po30.html - Raquel Lupion - Pexels / Divulgação

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