Higienização de alimentos: dicas e passo a passo

Jose Costa, 17 de Abril, 2020

A higienização dos alimentos tem virado um assunto bem recorrente nos dias atuais e sido reforçado pelo Ministério da Saúde. Mas você sabe como higienizá-los de forma correta? Quais os produtos usar? Nós conversamos com a nutricionista Nicolle Costa (CRN-CE: 21143) que vai tirar todas as suas dúvidas.

 

Como higienizar frutas, legumes e verduras

 

Nas sacolas, passe um pano com álcool em gel;

Encha uma bacia com água e água sanitária. Para cada litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária;

Coloque os alimentos, como folhas, legumes e frutas;

Deixe-os de molho por 15 minutos;

Após retirá-los, lave-os com água corrente normalmente para tirar o excesso da mistura.

Apesar de você já ter cuidados na higienização dos alimentos, é importante que você reforce esses cuidados nestes tempos.

 

Como higienizar embalagens

Para as embalagens, você vai utilizar uma toalha descartável e álcool 70%;

Se for entrega, retire o conteúdo de dentro do pacote e jogue imediatamente a sacola ou embalagem limpando a superfície do produto adquirido;

Passe na embalagem e na superfície onde o produto estava. Limpe tudo o que for pegar na mão;

Lave bem as mãos.

Se você não tiver álcool 70 em casa, pode optar pelo álcool em gel. Limpar as embalagens é essencial.

 

Dúvidas sobre higienização de alimentos esclarecidas

Apesar das orientações do Ministério da Saúde, podem surgir algumas dúvidas sobre a higienização dos alimentos. Nicolle explica um pouco mais sobre o processo, dando dicas que vão ajudar você.

 

Posso usar álcool em gel em tudo?

A nutricionista esclarece que o ideal para uma higienização eficaz de frutas e verduras é a água sanitária ou hipoclorito de sódio. Nas embalagens, o álcool em gel ou a água e sabão podem ser eficientes.

 

Qual a melhor substância para higienizar os alimentos?

A melhor substância para higienizar os alimentos, segundo Nicolle, é a água sanitária ou o hipoclorito de sódio. Essas substâncias são encontradas no mercado.

 

Por que é importante a higienização de alimentos?

Segundo a nutricionista, os alimentos que levamos para casa podem estar contaminados com micro-organismos que podem trazer alguns riscos à saúde. Além disso, ela ressalta que, o momento em que estamos vivendo, todo cuidado é pouco. É importante reforçar a higienização para evitar a entrada de vírus e micro-organismos em casa.

 

Como higienizar as bananas?

Apesar de parecer estranho, as bananas também devem ser higienizadas com a mistura de água e água sanitária. É importante ficar atenta para que não prejudique o alimento.

 

Como higienizar os pedidos do delivery?

Neste período, está sendo muito comum fazer pedidos em delivery. Não podemos esquecer da higienização desses produtos. Nicolle alerta que é importante separar um local da casa, próximo à porta, para estas entregas. Neste local, higienize as embalagens e sacolas com álcool em gel ou álcool 70%.

 

Os produtos em recipientes bem vedados podem ser lavados com água, sabão ou detergente. O que puder ser descartado de imediato, descarte. Em seguida, higienize o local onde as compras estavam. Lave as mãos com água e sabão antes de consumir os produtos.

 

Manter os alimentos e embalagens higienizados é uma das formas de se proteger de micro-organismos e até mesmo da COVID-19. Outras medidas também podem ajudar. Saiba como lavar as mãos e até mesmo fazer máscara de proteção. Cuide de você e de quem você ama!

 

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/higienizacao-de-alimentos/ - Escrito por Iara Avelino - ISTOCK

O que você está buscando?