Filme: Feliz Natal

Gabriel Gomes, 27 de Dezembro, 2018 - Atualizado em 03 de Janeiro, 2019

Filme: Feliz Natal

FELIZ NATAL (Joyeux Noël) / 2005

Nessa época do ano é sempre bom assistirmos a filmes como esse, renova as esperanças de que nem tudo está perdido. Um longa comovente e baseado em fatos reais que pelas condições é difícil ainda de acreditar que aquilo tudo realmente aconteceu.

O diretor Christian Carion descobriu a história do cessar-fogo no natal de 2014 por acaso em 1993 lendo um livro intitulado de "Battles of Flanders and Artois 1914-1918", de Yves Buffetaut, daí foram anos de pesquisa até chegar a essa produção pouco conhecida, mas muito importante no sentido de conhecermos os valores de cada povo mesmo em meio a uma guerra sangrenta.

A história se passa em pleno inverno de 1914, bem no início da 1º guerra mundial, onde nas trincheiras de lados opostos os alemães, franceses e escoceses combatem em busca de avançar o máximo que puderem. Na noite de natal soldados de ambos os lados, ainda receosos, recebem permissão para um cessar-fogo e então começam a confraternizar com seus inimigos, ouvindo um recital de natal cantado por uma soprano e um tenor e depois uma partida de futebol.

Não se sabe ao certo o quão de verdade existe no enredo retratado, mas o que vale mesmo é saber que mesmo em meio a situações adversas pessoas culturalmente diferentes podem sim conviver no mesmo espaço.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=KEwDIm_7FIs

O que você está buscando?