Desaposentadoria no Tribunal de Contas

Cesar Cabral, 25 de Maio, 2019

Desaposentadoria no Tribunal de Contas

O pedido de “desaposentadoria” feito pelo conselheiro aposentado, do TCE, Flávio Conceição, tramita da Corte desde que o mesmo deu entrada, após ter sido inocentado pela Justiça das causas que o levaram a essa condição. Recentemente, o senador Alessandro Vieira (PPS-SE) entrou com uma Ação Popular pedindo a suspensão do referido processo. O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe se manifestou, em nota, informando que ainda não recebeu intimação referente à decisão proferida nos autos da Ação Popular e que tão logo seja notificado, tomará as providências cabíveis.

Centenário de Dom Brandão

A Diocese de Propriá elaborou extensa programação para festejar, na sexta-feira, 24, o centenário de Dom José Brandão de Castro, primeiro Bispo da cidade. Mineiro, intelectual e brilhante orador, D. Brandão foi um defensor fervoroso dos menos favorecidos e sempre esteve envolvido na defesa dos trabalhadores rurais. Implantou o MEB (Movimento de Educação de Base) objetivando levar o ensino às comunidades carentes do baixo São Francisco. Sem dúvida, um Pastor que implantou uma extraordinária obra social.

Ditadura na caatinga

Marcélio Bonfim, ex-vereador de Aracaju e fundador do PT, embrenhou-se pelo sertão e chegou até Porto da Folha, onde proferiu palestra na sexta, 24, sobre “A ditadura Militar, a história que querem apagar”. Falou para uma plateia de trabalhadores rurais no sindicato da categoria. No final, propôs a criação de um Comitê anti-facista.

Última cartada

A prefeita afastada de Riachão do Dantas, Gerana Costa Silva (PTdoB) jogou as últimas fichas, visando o seu retorno à prefeitura, na Sessão do TSE da última quinta, 23. Mesmo pagando pra ver, ela foi derrotada, por unanimidade. Agora, o Tribunal Superior Eleitoral vai marcar uma nova eleição para prefeito e vice. Tanto ela quanto o vice, Luciano Goes, não poderão participar do certame.

Rejeição por atacado

Seis prefeituras tiveram as contas anuais rejeitadas pelo TCE durante a última Sessão do Pleno. Simão Dias (2011), Amparo do São Francisco (2008), Boquim (2012), São Domingos (2010), Salgado (2012) e Riachão do Dantas (2012).

A Via Sacra de Valmir

E o prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro, continua a sua peregrinação na tentativa de conseguir a liberdade. Na última quinta, 23, enfrentou mais uma “Estação”. O TRE ouviu testemunhas arroladas na investigação contra abusos praticados por ele e pelo filho, deputado estadual Ibraim Monteiro. O MPE pede, nos autos, a cassação dos mandatos dos dois. O desembargador Diógenes Barreto é o relator do processo.

Dinheiro para o nordeste

No Recife, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, ontem, o aumento de R$ bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que passará a ter R$ 25,8 bilhões para aplicar em obras de infraestrutura. Na oportunidade, foi lançado o Plano Regional de Desenvolvimento, elaborado pela SUDENE. Vário governadores estiveram presentes, a exemplo de Belivaldo Chagas, de Sergipe.

Com ele, não

O PT não aceita a presença do deputado federal Laércio Oliveira (PP-SE) em qualquer bloco de aliança que o partido venha participar. Alega que quem estiver com Bolsonaro não estará com o Partido dos Trabalhadores. Como o governador Belivaldo Chagas (PSD) está “assim” com o Capitão, será que o PT vai refugar a presença do governador, em seu palanque?

Nós aqui

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) levou, à tiracolo, os secretários Antônio Bitttencourt, da Inclusão Social, e Antônio Hora, da Juventude e Esporte, até o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Mesmo contra o governo Bolsonaro, o deputado deu uma demonstração de maturidade e, republicanamente, foi em defesa do interesse de Sergipe. Tá certo.

Menos, prefeito

O prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral (PSDB) resolveu revogar o abusivo aumento do IPTU, fato que gerou enorme revolta dos proprietários de imóveis no município. Segundo o vice-prefeito, Francinaldo Alves (PROS), Otávio não ouve ninguém, fala com poucas pessoas e não dá atenção ao povo. Ave-Maria!

Mala sem alça

O Congresso proibiu que as companhias aéreas cobrem pela bagagem dos passageiros.  É preciso que se acabe, também, com as elevadas multas por remarcação da data do embarque e que o usuário possa transferir o bilhete para outra pessoa, caso não possa realizar a viagem anteriormente programada, sem nenhum prejuízo para o consumidor.

 

O que você está buscando?