10 dicas para economizar dinheiro para viajar

Carlos Eloy, 24 de Abril, 2018

As nossas 10 dicas para economizar dinheiro para viajar não pretendem ser nenhuma super descoberta do século. São coisas que a gente faz, no nosso dia a dia, já que nossa prioridade é viajar. Não adianta ficar só reclamando que nunca tem dinheiro para viajar, é preciso partir para ação. Aqui nós somos adeptas do consumo consciente até mesmo no quesito viagens, não adianta se endividar para fazer uma viagem e passar o resto do ano se lamentando. Partimos do princípio aqui que você tem uma fonte de renda, seja ela qual for. Se você não tem, bem, guarde as dicas para quando tiver. ?

1. Estabeleça metas e prioridades

A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer metas e prioridades. É impressionante como as coisas começam a acontecer quando a gente começa a botar as coisas no papel. Tem o sonho de viajar? Comece a colocar os planos no papel e estabelecer prioridades. Crie metas alcançáveis. Comece descobrindo os lugares mais próximos de casa. Depois disse comece a pesquisar preços e ver quanto vai gastar de passagens, hospedagem, alimentação e passeios. Com isso em mente, veja por onde você vai começar e comece a se planejar.

2. Mude seus hábitos e corte gastos

Existem vários hábitos que a gente se acostuma e que no fim do mês fazem uma diferença enorme no orçamento. Troque a mensalidade da academia por uma corridinha no parque da cidade ou junte-se a um grupo de amigos.  Sabe aquela paradinha para um café fora de casa todos os dias? E almoçar fora? Tem um plano de celular cheio de serviços que você nem usa e só deixa a conta mais cara? E a TV a cabo? Está estourando seu orçamento? Troque por uma assinatura do Netflix.

3. Tenha um cofre

Sabe aquelas moedinhas que ficam perdidas no fundo da bolsa? O troco que desaparece depois do mercado? Tenha um cofrinho e crie o hábito de chegar em casa e colocar as moedinhas e trocos nele. Se você não tem o hábito de juntar dinheiro, escolha um cofre que só abra quebrando, porque existem casos, de quem está sem dinheiro na carteira e  quer comprar alguma coisa e vai catando todas as moedinhas que estiverem ao alcance.

4. Planeje a sua vida financeira

Saber quanto você ganha e quanto você gasta é muito importante. Não é preciso nem fazer uma planilha complicada no excel(apesar de amar, e ser a solução da vida), se você criar o hábito de anotar quanto e com o que tem gastado seu dinheiro, vai te ajudar a ter controle e evitar os gastos extras.

5. Controle o impulso de comprar

Você não precisa comprar roupas novas todo mês certo? Eu sei que tem gente que tem fraco por roupas e sapatos, então comece diminuindo o ritmo de compras. O processo tem que ser gradativo mas geralmente é sofrido. Passe a comprar uma peça apenas por mês, depois vá aumentando o espaçamento de compras, até chegar no ponto em que você só compre mesmo o essencial. Pense bem antes de comprar alguma coisa cara: Com esse dinheiro eu posso viajar pra onde? E pronto. A vontade dá e passa. Converte tudo em viagem que dá super certo!

6. Utilize suas habilidades para fazer uma grana extra

Sabe fazer alguma coisa que pode render um dinheirinho extra? Aproveite suas habilidades para fazer uma graninha. Seja trabalhos manuais, eventos, ou algo que você saiba fazer em casa que possa render um dinheiro a mais no seu mês. A Stephanie, nossa estagiária, trabalha pelo menos uma vez no mês em algum evento, isso sempre a ajuda quando ela está com planos de viajar.

7. Associe-se a um programa de milhagens

Se você tem um cartão de crédito, dê preferência aos que podem acumular milhas. Assim, mesmo com as suas despesas corriqueiras é possível juntar milhas e trocar por passagens aéreas e hotéis durante as suas viagens. Existem vários sites com dicas de como juntar milhas e como maximizar seus ganhos.

8. Venda o que não te serve mais

A gente tem mania de se apegar a coisas que não nos servem. Faça um bazar e venda as coisas que não tem servem e que estão em bom estado. Participe de grupos comunitários de venda e trocas e mesmo que o valor seja baixo dependendo de quantas coisas você tem acumulada, o valor final daquilo que estava só ocupando espaço, vale muito a pena.

9. Troque os programas pagos por programas gratuitos

Está gastando muito em restaurantes? Que tal marcar um picnic com os amigos ou combinar de um rodízio de jantares, cada semana na casa de algum amigo? O cinema e a pipoca estão caros? Marque uma sessãozinha de vídeo na casa de alguém ou na sua casa.

Mesmo quando estiver viajando é possível economizar na hora de comer, e se hospedar. Nós temos muitas dicas aqui no blog para economizar. Para quem curte acampar, essa é uma ótima opção de hospedagem para quem está começando a viajar e vai para destinos naturez. Outras opções são couchsurfing, airbnb e albergues.

Os destinos mais populares normalmente tem uma lista extensa de coisas para fazer gratuitamente. Até os museus tem dias que são gratuitos.

Fique de olho nas promoções

Se você já está fazendo tudo isso que já falamos acima, comece a fazer alertas nos principais buscadores de passagens aéreas.

Por: Aprendiz de Viajante

O que você está buscando?