Fim das maquininhas? Banco lançará pagamento diretamente pelo celular

As maquininhas são hoje o meio de pagamento nas compras com cartão

Carlos Eloy, 17 de Agosto, 2019

As maquininhas são hoje o meio de pagamento nas compras com cartão. Mas esse reinado pode acabar. O Banco Inter anunciou uma solução em que a transação é realizada de forma ainda mais simples: apenas encostando o cartão no smartphone.

É necessário que o cartão tenha NFC (Near Field Communication), a tecnologia de pagamento por aproximação. No entanto, isso não deve ser um problema: a maioria dos novos cartões que estão sendo emitidos já contam com a tecnologia.

Nubank, Neon e Inter rapidamente incorporaram a novidade. No caso do banco Inter, o lançamento da nova forma de pagamento está previsto para o primeiro trimestre de 2020.

A tecnologia NFC traz uma grande mudança para o mercado. Isso porque estamos vivendo o que chamam de “guerra das maquininhas”, em que surgem cada vez mais opções e preços competitivos.

A Stone foi uma startup que nasceu com essa solução e hoje possui um valor de mercado bilionário, tendo aberto capital na Nasdaq recentemente e realizado uma parceria com o Grupo Globo para criar uma nova empresa desse setor. A startup seguiu passos semelhantes ao do PagSeguro, que também realizou IPO com sucesso.

Esse mercado está movimentando, inclusive, os grandes bancos. O Itaú atua através da Rede e zerou a taxa de antecipação para os clientes que os escolheram também como conta bancária. A GetNet, por exemplo, é do Santander, e a Cielo, do Bradesco.

Agora, essa guerra pode não ser mais sobre quem tem a menor taxa de antecipação, juros ou valor da assinatura da maquininha, mas também por quem oferece as opções mais cômodas e convenientes para o cliente.

As maquininhas foram diminuindo de tamanho, aceitando Wi-Fi e 3G, mas ainda é um objeto que os comerciantes têm que se preocupar. Com o smartphone, realizar uma compra pode ser tão fácil quanto pagar com QR Code – algo que já é rotina na China, por exemplo, mas ainda não chegou de vez por aqui.

 

O que você está buscando?