O Parque Marituba. (por Antônio Samarone)

Antonio Samarone, 09 de Fevereiro, 2020 - Atualizado em 09 de Fevereiro, 2020

O decreto 40.515, publicado no DO de 22/01/2020, criou o Parque Estadual Marituba, entre os municípios da Barra dos Coqueiros e Santo Amaro.

O Parque Marituba terá uma área de 1754,33 hectares, ou seja, mais de 5 mil tarefas. Uma área significativa, para as dimensões de Sergipe. O decreto determina que as áreas particulares serão desapropriadas.

Segundo o decreto, o Parque Marituba visa proteger o ecossistema costeiro de relevância ecológica e inclui parte do aquífero Marituba.

O decreto é sucinto, não diz muita coisa. Apenas cria um Parque Estadual e revoga às disposições em contrário. (se é que existam).

Ia esquecendo, o decreto garante que o “Complexo Industrial Portuário de Sergipe” (aquele que não anda), e que fica na área do futuro Parque Marituba, continua permitido.

O que levou realmente o desinteressado governo Belivaldo a tomar essa iniciativa, eu não sei. Tudo foi muito silencioso. Espero, de boa-fé, que tenha sido mesmo “razões ambientais”.

Devem existir estudos e uma proposta detalhada do que será o Parque Estadual Marituba. Pedir que divulguem, já seria um abuso.

Espero que saia do papel!

Antônio Samarone.

O que você está buscando?