A Ciência, a Pandemia e o Pandemônio. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 20 de Abril, 2020


A Saúde e a Economia não têm a mesma importância. O direito à vida é a base da civilização. O direito à vida é absoluto, não pode ser relativizado.

Os países que seguiram as orientações da ciência estão enfrentando melhor a Pandemia. Quando a política briga com a biologia ela é derrotada.

O Consorcio de Governadores do Nordeste acertou, ao entregar o comando da condução do enfrentamento a Pandemia a um Comitê Científico. Vamos ouvi-los.

Sergipe é uma caso à parte.

O Governador Belivaldo, de boa índole, é um homem sem convicções. Caminha conforme as conveniências políticas. É sujeito a pressões. Ora acerta, ora erra! Sempre bem intencionado. Não sei o que ele pensa do Comitê Científico.

O Prefeito Edvaldo Nogueira agiu até agora de forma voluntarista, sem planejamento. Mais preocupado com a própria imagem do que com a Pandemia. Tomou a frente de tudo, até do Governador. Se alguém sugeria, mande lavar o calçadão da Treze que é simpático, ele atendia. Faça isso, faça aquilo, ele atendia. O Prefeito atirou sem direção, sem foco.

Agora Edvaldo Nogueira anunciou uma parceria com os pesquisadores da UFS. Vai sentar-se com quem pensa. Espero que não seja mais uma jogada de marketing. Sendo verdade, palmas para o Prefeito. Esse é o caminho.

O que mais atrapalha o combate a Pandemia em Sergipe é a militância de certas pessoas nas redes sociais. Gente de classe média, movidos por razões diversas, que insiste em negar a Pandemia. Minimizar a tragédia. Mentem, inventam, divulgam fake news, desmobilizando a sociedade para o enfrentamento da doença.

As razões do negacionismo são distintas: solidariedade ao Mito, necessidades econômicas, ignorância, crendices, ganancia, convicções arcaicas e motivações pessoais. Muitos são bem intencionados, não nego, mas o inferno está cheio de gente bem intencionada.

A resistência não é do povo, que mutas vezes não pode seguir os conselhos da Saúde Pública. O povo está ajudando. O povo sabe que vai pagar a conta maior. Se faltar leitos de UTI, quem vai morrer na calçada é o povo. Os negacionistas terão leitos garantidos.

Quem está atrapalhando em Sergipe é a militância do negacionismo, a turma do Pandemônio.

Ontem, os abutres da Pandemia fizeram um buzinaço defronte o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estão internados os que estão morrendo.

Em Sergipe, eles marcaram uma carreata a semana passada e desistiram. Negociaram antes com o Governador. Sergipe é pequeno, todos se conhecem. Poucos aceitam cumprir publicamente esse papel desmobilizador da sociedade.

O que estou defendendo é simples. Vamos ouvir o que a Ciência tem a dizer, seguir os seus conselhos e orientações. Esse parece ser o melhor caminho.

Antonio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc