Lockdown em Sergipe? (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 13 de Maio, 2020

A decisão de medidas rígidas de isolamento, com fechamento total (lockdown) é de natureza técnico-cientifica. É uma decisão da Saúde Pública. Não deveria ser decisão nem jurídica, nem política, nem econômica.

Não deveria! Mas no Brasil, a vida anda por caminhos incertos.

Os estudos da UFS apontam para a necessidade em se aumentar o isolamento social, que é baixo em Sergipe.

Eu desconheço uma recomendação técnica para o lockdown em Sergipe. Essa decisão não pode ser tomada na base do achismo.

O lockdown pode ser necessário em Sergipe? Pode! Mas depois de uma contestação técnico científica, de um debate social e das medidas administrativa correlatas. Não deve ser uma imposição jurídica.

O Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou antes um parecer técnico da Fundação Oswaldo Cruz. Quem fez esse parecer técnico em Sergipe?

É necessário um estudo apontando a tendência da epidemia em cada região do Estado de Sergipe, a indisponibilidade de leitos e equipamentos, a inadequação do quadro de profissionais de saúde, a baixa adesão atual dos cidadãos ao isolamento social e a disposição em colaborar dos estabelecimentos comerciais e industriais.

Em Aracaju, até as poucas obras públicas continuam em andamento, por pressa política, as eleições municipais continuam marcadas.

Tem mais, a decisão de fechamento total (lockdown) precisa de uma intensa articulação das diferentes esferas de governo (temos isso em Sergipe?), da adoção de medidas de apoio econômico e social às populações vulneráveis, particularmente as que dependem de trabalho informal ou precário, bem como de suporte as pequenas empresas que geram empregos e podem sofrer grande impacto com o lockdown.

Essas condições existem em Sergipe?

Em Sergipe, o tempo de duplicação é de 6 dias, a média nacional é de 5 dias; a taxa de letalidade de 1,8%, a letalidade no Brasil é de 7%. Entretanto, A Pandemia está em crescimento em Sergipe. Até ontem, (12/05), foram notificados 2.032 casos em Sergipe, a previsão em oito dias (20/05), é passarmos para 6.862 casos.

A taxa de ocupação em Sergipe (12/05) das UTIs pública é de 63,8% e das UTIs privadas de 48,1%.

O Debate sobre a necessidade do lockdown precisa ser aberto com a sociedade.

Se a sociedade não estiver entendendo e sensibilizada para a necessidade, o fechamento total não vai funcionar. Lockdown por decreto ou decisão judicial só funciona na China.

Se uma parte da sociedade boicotar, o lockdown aumentará as tensões sociais sem os resultados desejados.

São essas as ponderações de momento.

Antonio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc