O Fim do Isolamento Social. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 28 de Maio, 2020


O Brasil começou a suspender o isolamento social. O que houve? A Pandemia chegou ao pico e começou a declinar? Não, pelo contrário, a mortalidade continua crescendo. Ontem morreram 1.086 pessoas.

E por que vão abrir a economia, quais as justificativas?

1. Já temos um número de leitos de UTI suficientes, compramos mais respiradores. As pessoas já podem morrer com um certo conforto. Se o isolamento era para evitar o colapso do sistema de saúde, o problema foi resolvido.

2. A economia caiu muito, só em abril, perdeu-se quase um milhão de empregos com carteira assinada. Os cofres públicos estão se esvaziando. Está na hora de abrimos a economia.

3. Não faltará quem argumente, está vendo, esse isolamento social foi uma perda de tempo. Nunca funcionou. Estava na hora de acabar.

4. Outro grupo defenderá que o isolamento social já cumpriu o seu papel, salvou milhares de vidas. (Alguns citam até o número de mortes evitadas). Já podemos suspendê-lo.

É a Torre de Babel. Os argumentos apontam para todos os lados, são movidos pelos interesses, mas todos encontrarão um “estudo científico” comprovando.

Mas se abrirmos a economia e todos voltarem as ruas, aumentar as aglomerações, o número de mortos não vai crescer? Parece lógico.

Mesmo assim, se o número de mortes pode crescer, o que levou mesmo a essa decisão nacional, de reabrir a economia agora?

Houve uma grande mudança no Brasil. A doença que chegou de avião, avançou para a periferia, para vilas e favelas, quem morre mais, agora, é o povo pobre e os profissionais de saúde.

A Pandemia começou a perder a sua importância social. A Pandemia está matando bem mais os pobres e profissionais de saúde.

Entenderam, a Pandemia está perdendo a sua importância social. Essa é a razão mais importante para a suspensão do isolamento. Os que vão morrer, em sua imensa maioria, são pobres e profissionais de saúde.

As mortes podem até aumentar, mas são mortes severinas. Na lógica neoliberal, esse gente é excedente, não conta para a economia.

O novo corona chegou cheio de empáfia, não poupava ninguém. Agora percebeu que matar pobres é bem mais fácil.

A Pandemia ter eliminado idosos pobres é visto como uma “reforma biológica da previdência”. É nessa realidade em que vivemos.

A velha sociedade se apressa em retornar ao modo de vida de antes.

O discurso em defesa da vida era um biombo político? A vida vale pouco no Brasil! O medo de quem é levado em conta, passando, em breve a Pandemia será uma curiosidade histórica.

Não estou dizendo nenhuma novidade, todos já sabiam. Estou apenas relembrando.

A dengue, a zica e a chikungunya vem aí, farão a sua coleta de mortos, deixarão as suas sequelas, e passarão desapercebidas, como sempre. No máximo, as autoridades mandarão que cuidemos dos jarros de flores, para não deixarmos água acumulada.

Essas são viroses antigas, que aprenderam a escolher as suas vítimas.

Os que sonham que a Pandemia botará uma pá de cal no neoliberalismo, precisam acordar!

Antonio Samarone.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc