Transtornos Mentais em tempos pestilentos. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 13 de Agosto, 2020

Mesmo a mente sendo uma função cerebral, a medicina separa as doenças da mente (tratadas por psiquiatras e psicoterapeutas) das doenças do cérebro (tratadas por neurologistas).

A cultura popular unifica, considera tudo doenças da cabeça.

O atual coronavírus (SARS-CoV-2 tem uma simpatia pelo cérebro, ultrapassa a barreira hematoencefálica? As pesquisas apontam que sim.

O cérebro é normalmente protegido de doenças infecciosas pelo que é conhecido como barreira hematoencefálica — um revestimento de células especializadas dentro dos capilares que atravessam o cérebro e a medula espinhal. Elas bloqueiam micróbios e outros agentes tóxicos de infectar o cérebro.

Um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine, descreve sintomas neurológicos em pacientes com covid-19, internados em UTIs francesas, que variavam de simples dificuldades cognitivas a confusão mental.

Os pacientes com covid-19 ficavam agitados e muitos tinham problemas neurológicos, principalmente confusão e delírio.

Os pacientes com covid-19 apresentaram sinais de encefalopatias, incluindo sintomas leves — como dores de cabeça, perda de olfato (anosmia) e sensações de formigamento — e graves — como afasia (incapacidade de falar), derrames e convulsões.

Com suas máquinas, sedações e isolamento, um ambiente de UTI pode exacerbar e induzir delírios, prejudicando nossa capacidade de vincular qualquer sintoma ao vírus.

O efeito neurológico do vírus é um resultado indireto da falta de oxigênio no cérebro (a hipóxia silenciosa exibida por muitos pacientes) ou o subproduto da resposta inflamatória do corpo (a famosa "tempestade de citocinas")? Ou é a presença do vírus no interior do cérebro?

Outros vírus causaram impactos devastadores no cérebro!

Um dos mais notórios foi o vírus influenza responsável pela pandemia de gripe espanhola, em 1918, que causou a encefalite letárgica, com danos permanentes e profundos aos neurônios dopaminérgicos do cérebro e do sistema nervoso central.

Não existe uma máquina de diálise para o cérebro.

Rara é a família poupada de um encontro com perturbações mentais. Uma em cada quatro pessoas será afetada por uma perturbação mental em dada fase da vida. O risco de certas perturbações, inclusive a doença de Alzheimer, aumenta com a idade.

As conclusões são óbvias para a população que está a envelhecer no mundo. A carga social e económica da doença mental é tremenda.

Como a Peste da covid-19, com o longo confinamento, o medo, o distanciamento social, o aumento das desigualdades, pode agravar a incidência dos transtornos mentais?

Qual o impacto nas taxas de suicídio?

Vamos conversar sobre tudo isso, com o médico psiquiatra Antonio Lima Júnior, numa LIVE, hoje (13/08), as 18 horas, no Instagram @antoniosamaronede.

Antonio Samarone. (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc