Desfile e Semana de Moda

Noemy Suzana, 16 de Otubro, 2018 - Atualizado em 16 de Otubro, 2018

[caption id="attachment_30115" align="aligncenter" width="350"]Desfile e Semana de Moda Giambattista Valli-Alta Costura- Paris -Inverno 2016-Julho 2016 foto: FOTOSITE[/caption]

Primeiramente...Vamos nos conhecer? Me chamo Noemy Suzana, sou consultora de imagem e estilo e a partir de hoje vamos nos conectar por aqui para falar do universo da MODA.

E que tal iniciar falando sobre as semanas de moda que acontecem no mundo inteiro? O Fashion Week, acontece durante uma semana inteira e é uma maratona de desfiles. Os estilistas aproveitam essa semana para lançar tendências e reafirmar suas marcas no mercado.

Embora muitas cidades tenham a sua (a de São Paulo está conquistando cada vez mais espaço), as mais importantes são as que transitam entre as principais capitais da moda no mundo: New York, Londres, Milão e Paris.

Recentemente aconteceram os desfiles de New York, Milão, Londres, Paris  e de 22 a 26 de outubro desse ano, acontecerá em São Paulo, o SPFW, que esse ano está em um novo endereço: ARCA - antigo galpão industrial de nove mil metros quadrados, onde funcionava uma metalúrgica, na Vila Leopoldina, na capital paulista... Quem sabe a gente se encontre por lá né mesmo?

Para quem ainda tem dúvida sobre tipos de desfiles e as semanas de moda, vou explicar a seguir, como funciona.

ALTA COSTURA

Esse estilo de desfile reuni peças feita a mão, o que a torna exclusiva. A marca para participar do desfile de alta costura, precisa ser selecionada por uma comissão parisiense que avalia e supervisiona aquelas marcas que estão aptas para confeccionar as peças que a alta costura exige. As peças mais vistas nesse estilo de desfile são a moda festa, e as marcas geralmente finalizam esse tipo de desfile com um vestido de noiva.

Essa semana, também chamada de Haute Couture, não influencia tanto na moda do dia a dia, ela normalmente acontece por questão de marketing do que para lançar tendência. Mas pode acreditar que é mais que um desfile, é um show de beleza e elegância.

CRUISE/RESORT E PRE-FALL (PRÉVIA DE COLEÇÃO)

Os desfiles Cruise (ou Resort) e Pre-Fall geralmente acontece em um único dia e apresentam coleções de transição de estação antes das semanas de moda, de forma que trazem menos looks e novas tendências. Esses desfiles acontecem entre os meses de maio e julho e costumam chegar às lojas em meados de novembro. O Pre-Fall costuma ser no final do ano, antecedendo a temporada outono/inverno.

É um momento para os estilistas adaptarem as ideias conceituais (aquelas peças mais elaboradas que costumamos ver nos desfiles) das semanas de moda em peças mais comerciais e produções mais “usáveis”. Cada marca leva o seu desfile para uma cidade de sua escolha, diferente da Fashion Week (semana de moda) que já tem local fixo e datas pré-selecionada.

PRÊT-À-PORTER

As semanas de moda prêt-à-porter (pronto para vestir) são as mais conhecidas, aquelas que sempre ouvimos falar nas temporadas de primavera/verão e outono/inverno, a mesma que vai acontecer esse mês em São Paulo, conhecido como o São Paulo fashion week. É nesse tipo de desfile que as marcas apresentam as novas coleções e tendências para cada estação, de forma que são as semanas de moda mais importantes para o mercado.

Normalmente, as coleções são apresentadas seis meses antes de ir para as araras, por exemplo, os desfiles que acontecerem agora em Outubro, apresentam coleção Primavera/Verão que deve chegar nas lojas em meados de Março/Abril do ano que vem. No entanto, muitas grifes incorporou o conceito do see now, buy now (veja agora, compre agora), em que os looks estão disponíveis para venda assim que deixam a passarela. E particularmente super apoio esse novo formato, considerando que nos dias de hoje todos buscam mais agilidade e rapidez né mesmo?

E por aqui me despeço de você, com a expectativa de que você tenha gostado do conteúdo. Nos vemos em breve!

Noemy Suzana

@noemysuzana

O que você está buscando?