O maior evento de Guias de Turismo do país, 2° Encontro Nacional GPB + 39° CBGTUR

Ellen Carvalho, 19 de Maio, 2019

ENAC GPB + CBGTUR

Dia 20 de maio começa a programação do 2º ENAC GPB em Aracaju (Guias Pelo Brasil) que em parceria com o 39º CBGTUR em Salvador (SINGTUR BA). Que juntos oferecerão à categoria um conjunto de oficinas e palestras importantes.

O ENAC antecede o CBGTUR, e assim tenta reunir colegas Guias para os 2 eventos. Ou seja, quem vai ao ENAC normalmente vai ao CBGTUR, e vice versa. Ambos com propostas voltadas para a categoria, e sempre incluindo em sua grade de programações, oficinas e palestras especiais para o aprendizado e crescimento profissional.

O primeiro ENAC aconteceu ano passado (2018) em Foz, com a grande ajuda do  anfitrião Alexandre Barbosa, e nele foi possível reunir quase 100 Guias, que também participaram do CBGTUR, tornando os dois eventos um marco em se tratando da união destes profissionais.

Neste ano de 2019 o ENAC será em Aracaju. Tendo dois dias de muita ação, com palestra, oficina, e visita técnica, com um número limitado de Guias. De lá vão partir para o evento oficial em Salvador, onde terão uma grade maior de ações.

Para Felipe Rocha, organizador do projeto GPB, "Aracaju é a bola da vez no turismo no nordeste, e também ainda tem muito a  mostrar."

Idealizador do projeto Guias Pelo Brasil, o Felipe, disse que " tudo começou por ter visto a importância da profissionalização dos guias de turismo", o projeto já acontece há quase quatro anos, já fazem parte 1800 guias em todos os estados brasileiros e inclusive o Distrito Federal, além de estar presente em 100 cidades do país. aproximadamente. Estarão presente no evento 42 guias de vários Estados como, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, entre outros. Alguns já chegaram para aproveitar programação extra conhecendo os Cânions do São Francisco.

No dia 21, os Guias Pelo Brasil vão fazer um Fantur no Bustour Aracaju " O ônibus do Forró", a noite promete ser de muito forró e animação, mostrando para os guias que Sergipe é o País do Forró!

Os eventos acontecerão no período de 19/05 (chegada) à 27/05 (partida). Alguns chegarão dia 18, a maioria dia 19.

A próxima edição do congresso vai acontecer no ano de 2020 nos em Porto Seguro/BA e Vitória/ES.

O guia de Turismo é o único profissional do turismo que tem a profissão reconhecida e regulamentada, sendo obrigatória a presença dos guias em todos tipos de passeios turísticos, não importa a finalidade. Inclusive é lei federal! Em Sergipe existem as leis Estadual e Municipal também.

Por Ellen Monique Carvalho Fonseca

Produção Gilberto dos Santos Júnior

O que você está buscando?