Fórum Regional Nordeste de Turismo Religioso

De 16 a 18 de setembro

Ellen Carvalho, 15 de Setembro, 2020 - Atualizado em 15 de Setembro, 2020

O Fortalecimento do Turismo Religioso através de parcerias publico e privadas Regionais, será o tema da primeira edição do Fórum Regional Nordeste de Turismo Religioso que começa na próxima quarta-feira (16.09). O evento será transmitido no facebook e youtube do Fórum Nacional de Turismo Religioso e contará com a participação dos Secretários de Turismo da Região Nordeste, dos Sindicatos de Guias de Turismo da Região Nordeste, Professores Mestres e Doutores, Religiosos e Empresas privadas que irão abordar temas para o fortalecimento do segmento pós pandemia. De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). Para um dos organizadores do evento, Sidnésio Moura que realizou pesquisa juntamente com o Jornalista Amadeu Castanho no ano de 2018, com apenas 15 destinos o segmento ultrapassava 35 milhões. Só em Juazeiro e Canindé juntos anualmente atinge 5 milhões de pessoas, o momento é propício para discutir o futuro do segmento na região nordeste buscando parcerias para fortalecer e impulsionar, visto a sua importância para todo o setor. Existe um forte apelo ao Turismo Religioso na Região Nordeste, um apelo devocional que tem seu inicio na fé popular. Esta na hora de darmos uma maior atenção ao segmento.No ano de 2016 o jornal o Globo, destacou o crescimento do Turismo Religioso, mesmo em meio a crise. O Fórum Regional Nordeste vem para despertar a atenção dos poderes públicos e privados para a importância deste segmento, e a necessidade de planos, projetos e politicas públicas regionais para fortalecer o Turismo Religioso entre os Estados do Nordeste. Os roteiros de fé e peregrinação são fortes incentivadores de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país.

Em Sergipe, a turismóloga e guia de Turismo Ellen Carvalho, que também é presidente da ABBTUR Sergipe e coordenadora da Rede Recria no Estado, vai falar sobre as cidades históricas São Cristóvão e Laranjeiras, além de Itabaiana, onde aconteceu o primeiro milagre da irmã Dulce no dia 16/09 às 16:20h, já a presidente do sindicato dos guias de Turismo de Sergipe, Erica Ribeiro, participa de uma mesa no mesmo dia às 17:20h.

O evento conta também com a organização da ABBTUR Ceará. A ABBTUR Nacional, participa com a chancela. Também contará com a participação dos presidentes dos sindicatos de guia de Turismo do nordeste.A foco Operadora apoia este evento.

Confira a programação:

 Fonte: Mtur

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc