DULCE

AMOR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS

Jerônimo Nunes Peixoto, 11 de Otubro, 2019 - Atualizado em 11 de Otubro, 2019


DULCE, Amor até as últimas consequências

No Evangelho de João, há uma cena fantástica, o Lava-pés, que é um imperativo à construção de uma sociedade justa e solidária, sem privilégios e sem servidos.

Jesus está sentado à mesa, com seus apóstolos, numa ocasião de comunhão, de solidariedade, significados da comensalidade. Ele levanta-se, tira o manto, ata uma toalha e, com uma bacia, realiza o serviço dos escravos. Ele, livre, porque está à mesa, faz-se servo.

O texto não menciona quem teve os pés lavados por primeiro. Apenas realça a recusa de Pedro. Na mente deste apóstolo, o que Jesus estava realizando era um absurdo! Como pode um Mestre se sujeitar a tão baixa prestacão de serviço? Uma inversão desconcertante! Pedro estava habituado a uma comunidade de desiguais, em que há servidores e servidos. Os grandes se servem dos pequenos. Uns mandam e outros são mandados. E isso não se legitima na prática de Jesus!

Dois milênios após, na capital baiana, uma freirinha franzina subverte a realidade. Uma freira deixa a clausura, as celas, o espaço seguro dos conventos, para se meter nas vielas, nos cortiços, nas ruas fétidas e empoeiradas onde estão os pobres, sem pão, sem lar, sem saúde e sem nome. "Freira sem fé.... Uma freira de verdade deveria estar entre as damas da sociedade, ensinando catecismo às crianças... onde ja se viu?

Pedro, muitos soteropolitanos, muitos bispos, padres e leigos de hoje continuam sem compreender a proposta de Jesus. Ele veio de Deus (do Alto), porque era a Palavra que estava em Deus e por quem tudo foi criado, para amar até o fim, quando, no Calvário, mostrou sua Glória.

Dulce, menina franzina, entregou toda a sua força a Deus, na pessoa dos excluídos. Catequizou testemunhando o Amor até às últimas consequências! Para isso é preciso ter fé!

Estamos precisando de muitas Dulces e de poucos Pedros. O testemunho de amor-serviço é semente de fé e de Vida Eterna! Viva a Santa Dulce dos Pobres!

O que você está buscando?