JOSIAS PEIXOTO, UM TEÓLOGO CÔNSCIO

Jerônimo Nunes Peixoto, 10 de Janeiro, 2020 - Atualizado em 10 de Janeiro, 2020

JOSIAS PEIXOTO, JOSIAS PEIXOTO, UM TEÓLOGO CÔNSCIO

O Dia 09 de Janeiro de 2020, historicamente ficará na memória de muitas famílias itabaianenses, na consciência de 24 pessoas que se aventuraram a ser os primeiros teólogos nas terras ceboleiras, Pela FAPLAC, Faculdade do Planalto Central, de Formosa, Goiás, núcleo de Itabaiana. Dentre elas, sobressai JOSIAS PEIXOTO, renomado cursilhista, irmão zeloso, pai admirável, empresário bem-sucedido, cristão fervoroso, empreendedor nato, com disponibilidade total para o serviço ao próximo.

A seriedade com levou seus dias de estudante de Teologia fez a diferença. Fiquei impressionado a vê-lo tantas vezes doente, rouco, com obstrução nasal, mas presente às aulas. Em muitos dias, saía de casa na madrugada e só retornava após o término da aula, por volta das dez da noite. E sempre com um sorriso invejável!

Se um filho fazia aniversário, ele retardava sua presença na comemoração, mas não deixava a aula. Apenas, na semana da formatura de sua Yasmin, ele cumpriu o doloroso dever de se furtar à aula de teologia, para marcar presença paterno-maternal ao evento.

Retardou seu sonho de ter um nível superior, por ter de trabalhar para sustentar a si aos seus. E são tantos os seus, porque está muito envolvido com obras sociais, com projetos humanitários, com a caridade fraterna... inúmeros familiares tiveram a chance de chegar ao nível superior, graças à renúncia de Josias e ao seu patrocínio.

Finalmente, chegou a sua vez de experimentar a beca, prostrar-se diante do Santíssimo e balbuciar, entre sorrisos e lágrimas: "Obrigado, Jesus Eucarístico! Sou teólogo! Obrigado, Mãe Imaculada! Aprendi um pouco mais sobre a fé! Obrigado, Maria de Basto, pela fé depositada em meu coração pueril, pelo seu testemunho de mulher forte! Obrigado, "Basto de Jerome", pela seriedade e honradez com que nos ensinou a viver, com justiça e caridade! Obrigado, Nega (nossa eterna segunda mãe Angelina), pelo carinho e apoio tão necessários à sobrevivência da “Peixotada”. Obrigado, Tia Gó, pela ajuda e pelas orientações dadas a minha Mãe, a fim de que todos nós estudássemos! Obrigado, Helena, pelo Amor e pela presença viva em meu coração! Obrigado, Paulinho, Fernando e Pedro, que dos céus acompanham a minha formatura!"

Depois, vimo-lo sorridente e lacrimoso (pura emoção!), abraçado aos netos, aos filhos e aos amigos e irmãos, para uma foto, para um marco histórico nunca antes por ele vivenciado. Agora, é Teólogo! Procurou entender um pouco mais sobre a revelação divina e os mistérios da fé cristã.

Como bem referendou Aninha, nossa irmã caçula, Josias patrocinou tantas formaturas, tantos diplomas que foram conquistados graças à sua colaboração... agora é o momento dele! Vibre, cante, reze, agradeça e chore as mais gostosas lágrimas de alegria! É o seu instante de realizar um sonho, antes longínquo e, hoje, concretude de vida, graças à capacidade sui generis de estar presente a vinte, trinta eventos, a um só tempo.

Tive a árdua e agradável experiência de tentar lhe ensinar teologia e ele foi quem mais me ensinou. Josias é um homem de Deus, cujo coração é maior do que a sua fama de empreendedor, capaz de se compadecer, de se colocar no lugar do outro, até dos que o agridem. Obrigado, Josias, por tudo!

Você é um autêntico TEÓLOGO, não por saber quase tudo, mas por viver e testemunhar a fé cristã de um jeito autêntico! Deus o ajude a testemunhar, ainda mais, o conteúdo de fé que você celebrou, ao estudar Teologia. Você é um teólogo cônscio de seu dever cumprido. Parabéns!

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc