ACDS 70 anos: cronistas celebram aniversário da associação com fórum

O evento teve como o tema “crônica esportiva, as novas mídias e seus desafios”

Katiane Peixoto, 06 de Agosto, 2019

Com a presença de vários profissionais de Sergipe, Alagoas e Bahia, o evento celebrou os 70 anos de existência da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) com uma série de palestras atendendo à temática “crônica esportiva, as novas mídias e seus desafios”. Na ocasião, o jornalista Guilherme Fraga foi o mestre de cerimônia.

O auditório do bloco “G” da Universidade Tiradentes (Unit), parceira na realização do 1º Fórum da Crônica Esportiva de Sergipe, ficou repleto de profissionais da imprensa esportiva sergipana, alagoana e baiana, além de alunos universitários. Todos assistiram às palestras elaboradas pela comissão. A Unit também colocou à disposição dos interessados em participar do evento promovido pela ACDS o seu sistema digital para que fossem feitas as inscrições. Cerca de 150 cronistas se inscreveram. No dia houve uma redução mínima, considerada pela organização como normal por um ou outro fato particular ocorrido com o interessado.

Após a abertura feita pelo presidente da entidade sergipana, Adel Ribeiro, o 1º Fórum da Crônica Esportiva de Sergipe teve o seu início com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Kleiber Beltrão. O dirigente nacional abordou assuntos relevantes para a crônica de uma forma geral, envolvendo suas adversidades e embates em prol da categoria. Falou ainda sobre ações que foram trabalhadas para atender o anseio dos seus associados e ressaltou acontecimentos ocorridos com colegas em jornadas esportivas, que necessitaram do apoio da entidade nacional. Kleiber pediu também que os cronistas esportivos presentes não deixassem de prestigiar a ABRACE.

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) foi representada pelo assessor de imprensa, o radialista Reginaldo Goveia. Ele apresentou informações sobre a atual gestão da FSF e suas ações em benefícios dos clubes profissionais, bem como competições e ações com a finalidade de avançar no cenário nacional. Reginaldo Goveia palestrou já que o presidente da FSF, Milton Dantas, estava fora do estado participando de um evento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em seguida foi a vez do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e atual secretário de Esporte e Juventude, Professor Antônio Hora Filho, trabalhar o tema relacionado a “capitação de grandes eventos esportivos e participação da crônica esportiva”. Assunto que chamou bastante a atenção dos presentes no evento, quanto à metodologia aplicada na divulgação desses eventos. O palestrante inclusive citou a necessidade em melhorar a divulgação dos eventos. “Não adianta trazer um evento de grande porte sem ter a divulgação necessária, tem que ‘cacarejar’, gritar, para ter o objetivo alcançado”, disse Hora. Ele ainda aproveitou o espaço reservado para relacionar eventos importantes que foram capitaneados pela CBDE. Somente de 2014 para cá três importantes competições tiveram a capital sergipana como sede.

narrador esportivo Messias Santos, disse ter curtido todo o evento. “O fórum teve em todas as palestras um bom índice de aproveitamento, onde houve destaque em seus temas, desde o rádio raiz até as futuras transmissões esportivas com o advento das novas mídias e o uso da internet, dando um maior dinamismo. O papel da ABRACE e suas adversidades na condução das atividades. Relatos, perguntas, discussões e sugestões, coroaram o evento”, avaliou o cronista sergipano.

Após a pausa para o almoço, foram iniciadas as demais palestras. Com isso foi a vez da nova geração utilizar o espaço. Josafá Neto, Osmar Rios e Robério Medeiros tiveram a incumbência de levar aos presentes informações importantes das novas mídias e tendências. Neto mostrou como essas mídias são utilizadas no dia a dia dos clubes de futebol, aproveitou e trouxe como modelo mídias desenvolvidas pelos clubes nordestinos, que desenvolvem diversos modelos estatísticos.

"Para mim foi um momento muito oportuno poder discutir as novas tendências da comunicação esportiva na comemoração dos 70 anos da ACDS. Toda a diretoria e os associados têm buscado resgatar e fortalecer a nossa entidade junto ao esporte sergipano. Temos um papel importante nisso e precisamos ter responsabilidade com a nossa tarefa", afirmou Josafá.

O jornalista e radialista Osmar Rios iniciou a apresentação falando sobre linguagem, desafios e novos caminhos no jornalismo online, a partir da experiência no globoesporte.com/se, bem como a relação com as redes sociais e canais dos clubes. Osmar citou também a relação e concorrência entre internet e televisão, os produtos específicos de cada uma delas e os que são feitos em parceria. O comunicador falou ainda sobre a importância de o profissional saber fazer de tudo um pouco na área e ter o conhecimento de idiomas como inglês e espanhol para ter mais espaço no mercado. A palestra encerrou com o tema Direitos Autorais.

Na sequência, o vice-presidente da ABRACE pelo Nordeste, André Luiz, falou sobre as dificuldades encontradas pelos cronistas esportivos na região e também trouxe uma análise das novas tendências. A série de palestras foi encerrada com o ex-jogador Washington Cerqueira. Hoje secretário Nacional de Educação, Esporte Lazer e Inclusão Social, “Coração Valente”, como é muito conhecido, fez uma relação do atleta de futebol e o relacionamento com a crônica esportiva. Para tanto, ele citou algumas situações que vivenciou quando era atacante.

No final do evento, que teve cobertura integral pela ACDSweb, lançada no fórum e coordenada pelo radialista Kell Matos, houve uma série de homenagens a personalidades com relevantes serviços prestados a entidade. Receberam a Comenda José Eugênio de Jesus, seis personalidades: Washington Coração Valente; o ex-presidente da ACDS, Geraldo Chagas Ramos; o presidente da Abrace Kleiber Beltrão; o presidente da FSF, Milton Dantas, representado pelo assessor Reginaldo Gouveia; o presidente da CBDE Antônio Hora Filho e o deputado estadual Garibalde Mendonça, representado pelo assessor de imprensa, Ferreira Filho. Além desses, 50 cronistas esportivos de Sergipe foram contemplados com o Certificado de Honra ao Mérito, inclusive os ex-presidentes Hermínio Matos, Jorge Araújo, Jailton Santana, Paulo Lacerda e Roberto Silva.

Na saída, um bolo com quase um metro de comprimento aguardava os participantes para os considerados e merecidos parabéns à Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS). Sobre o bolo estava a placa com a nova marca da entidade e os 70 anos de existência.

Por Adel Ribeiro 

O que você está buscando?