Personalidades são homenageadas na abertura da V Bienal do Livro de Itabaiana

Redação, 12 de Setembro, 2019

Está declarada oficialmente aberta a V Bienal do Livro de Itabaiana. Em cerimônia na noite desta quarta-feira, 11, foi iniciado o maior festival do conhecimento de Sergipe ao som contagiante da consagrada cantora Amorosa, que junto com a banda de percussão Batalá, animou o grande público presente. Além disto, 34 personalidades foram homenageadas com o Troféu Falcão de Ouro.

A comenda é destinada a personalidades e empresas que contribuem para o enriquecimento da cultura, literatura, arte e movimentos acadêmicos em todo o Estado. O Falcão de Ouro foi estrategicamente pensado como forma representar todos os aspectos do povo itabaianense, como o Falcão, ave típica da Serra de Itabaiana, e o ouro, que representa as riquezas de um povo empreendedor e trabalhador.

Em discurso durante abertura do evento, Jamisson Machado, um dos idealizadores, o destacou que a Bienal é patrimônio de Sergipe. “A Bienal hoje é uma ferramenta de transformação social para os jovens que estão cada vez mais imersos no mundo da leitura e assim ganhando conhecimento. A Bienal é patrimônio de Sergipe e agradeço a cada um de vocês por acreditar neste sonho”.

Com a Bienal completando dez anos desde o primeiro evento, o organizador da feira literária, Carlos Eloy, afirmou que a presença e o engajamento de todos é que que torna o evento grandioso. “Jamisson, Júnior e eu sonhos com a realização deste evento e a cada nova edição, a Bienal cresce e mais pessoas se somam ao nosso sonho. A Bienal não tem dono, é patrimônio de todos que querem fortalecer a cultura”.

Bastante emocionando, o outro organizador e idealizador da Bienal, Honorino Júnior, comentou sobre o legado que o evento está deixando na vida das crianças e adolescentes. “A Bienal está construindo um legado de um futuro melhor plantando a semente do conhecimento e com isto, poderemos mudar o mundo. Iniciamos com a Bienal do Livro e hoje se transformou em um grande festival que engloba todas as representações de artes”.

Para que a Bienal do Livro de Itabaiana fosse realizada, o evento contou com pessoas primordiais que disseminaram e plantaram a semente do conhecimento por todos os cantos de Sergipe, entre eles estão os curadores Antônio Saracura e Domingos Pascoal, além do patrono, o professor José Joaquim Macêdo.

Os estandes estarão abertos ao público a partir desta quinta-feira, 12, das 10h às 21h30. Confiram a programação no site do evento (www.bienaldolivroitabaiana.com.br/programacao). 

Homenageados 

- Amaral Cavalcante

-  Antenor Aguiar

- Cristina Belinsky

- Elenice Reis

- Ilma Fontes

- João de Deus Souza

- Jorge Lins

- Pascoal Maynard

- Paulo Correia

- Ricardo Douglas

- Rosa Maria Vieira Santana

- Valdelice Lima Gois

- Big Estampa (Edivaldo Oliveira da Silva)

- CDL Itabaia (Jamisson Ferreira)

- Clube dos Carros Antigos (Wesley Alves de Souza)

- Colégio O Saber (Prof Everton Souza de Oliveira)

- Colégio Purificação (Prof Joaquim Macêdo)

- CRC/SE (Marcos Francisco dos Santos)

- Faciase (Marcos Aurélio Pinheiro Tarquínio)

- Fecomércio (Laércio Oliveira)

- Fundação Aperipê (Conceição Vieira)

- Infographics (Márcio Gibson Araújo Dias)

- Jamsoft (Edjane Caroline Ferreira Máximo)

- ItWeb (Jeferson Machado)

- Loja Simbólica Contiguiba (Carlos Augusto Bitencourt)

- Quero Delivery (Miguel Goes de Souza Neto)

- Segrase (Ricardo Roriz)

- Sebrae (Paulo do Eirado)

- Secretaria de Estado da Educação (Josué Modesto dos Passos)

- Shopping do Estudante (Luciana Monteiro)

- Shopping Peixoto (Tainan Peixoto)

- Tv Atalaia

- Tv Sergipe (Caroline Franco)

- Usina São José do Pinheiro (Samuel Alves dos Santos)

 

O que você está buscando?