Lucas Aribé apresenta comunicação acessível na V Bienal do Livro de Itabaiana

Redação, 13 de Setembro, 2019

Os diversos desafios da comunicação acessível foram tema de debate, nesta quinta-feira, 12, durante palestra ministrada pelo vereador de Aracaju, Lucas Aribé. O encontro fez parte da V Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece no Shopping Peixoto.

Mais de 20 participantes, entre estudantes e professores, ouviram atentamente o depoimento e as orientações sobre como se comunicar de forma acessível. A falta de políticas públicas voltadas para incluir as pessoas com deficiência também foi abordada pelo parlamentar durante a roda de conversa.

"As rádios e TVs precisam veicular conteúdo de forma acessível para qualquer cidadão, com audiodescrição e Libras. Entretanto, isso ainda não acontece. Placas de trânsito, semáforos, até transporte público, também precisa estar acessível, pois a pessoa com deficiência precisa ter acesso em condições iguais a tudo isso", pontuou Lucas.

Para a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Itabaiana, Ilenoi Costa Silva, estimular momentos de conscientização é fundamental para a visibilidade dos direitos da pessoa com deficiência. "A pessoa com deficiência é considerada invisível. Ter Lucas Aribé na Bienal já é um sinal de que estamos caminhando para a participação da pessoa com deficiência nesses espaços", disse.

O organizador do evento, Carlos Eloy Filho, reforça a importância de levar para a Bienal temas que abordem a diversidade e a inclusão. “Quero agradecer ao vereador Lucas Aribé que prontamente aceitou o nosso convite. Ele é um jovem com grande potencial que tem feito um excelente mandato como vereador e tem dado exemplo, mostrando que todos nós somos iguais”, afirma.

Bienal

A V Bienal do Livro de Itabaiana acontece até o próximo domingo, 15. Com estrutura espalhada em várias partes do shopping, o evento conta com uma vasta programação, voltada para todos os públicos. Entre as atrações estão o Palco da Palavra, a Praça dos Escritores, Tenda Cultural, Pavilhão das Escolas, Pavilhão do Conhecimento, Pavilhão dos Municípios, além do lançamento de diversos livros de escritores sergipanos e atividades culturais.

O que você está buscando?