Materiais ajudam estudante a se preparar para o Enem

Resta menos de um mês para a maior prova do Brasil. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo por meio de simulados, vídeoaulas, podcasts e resumos online.

Redação, 12 de Otubro, 2019

Resta menos de um mês para a maior prova do Brasil. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo por meio de simulados, vídeoaulas, podcasts e resumos online.

“Ferramentas online são recursos poderosos para o estudante de hoje. Elas permitem que o estudante veja a mesma matéria que estuda na sala de aula e nos livros explicada por outra pessoa. É um recurso interessante porque às vezes o estudante não tem afinidade com a maneira do professor explicar na sala de aula e, na internet, tem acesso a outros professores, a blogueiros, a youtubersfalando desses conteúdos”, disse a educadora Andrea Ramal, autora do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares.
 

Como estudar com essas ferramentas?

A dica para aproveitar melhor os simulados e diversas outras soluções online para revisar aquele conteúdo que ainda geram dúvidas. Use um plano de estudos, leia o material e depois use os vídeos como suporte para compreender melhor aquele assunto estudado.

"Não é sair abrindo vídeo. É importante que se tenha planejamento, têm que ser conteúdos que complementem o que se planejou estudar a cada dia. Cada vez mais se observa que quem vai melhor no Enem é que consegue se organizar e ter uma rotina de estudos", detalha Luiz Rafael Silva da Silva, coordenador pedagógico do Colégio Mopi.

A forma de saber que você aprendeu ou não é usar os simuladores que permitem escolher determinadas matérias, isso vai te ajudar a entender como são as questões do Enem e também a avaliar se o conteúdo foi aprendido.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis todas as provas aplicadas nos anos anteriores. Na página, há também os gabaritos. Assim, os estudantes podem corrigir as próprias avaliações e conferir o que erraram.

Dicas de estudo para o Enem


 Conteúdos gratuitos
A startup mineira Beduka desenvolveu um banco de dados com todas as questões do Enem desde a primeira edição até 2018. Os estudantes podem acessar quantas vezes quiserem e fazer simulados de acordo com cada matéria.

Algumas recomendações gratuitas são o Youtube Edu, plataforma criada em parceria pela Fundação Lemann e o Google, que reúne conteúdos educacionais em português, e a Hora do Enem, da TV Escola.

Pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem. Os vídeos com explicações de professores convidados a resolver questões estão disponíveis no Youtube.

É possível também acessar o site do Inep para ver exemplos das provas passadas.

Sobre o Enem 2019
O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de pessoas farão o exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e podendo ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O que você está buscando?