Feira livre de Itabaiana será antecipada para sexta-feira, 01, em decorrência do feriado de Finados

A prefeitura municipal divulgou o comunicado nesta quarta-feira, 30

30 de Outubro , 2019

Em virtude do feriado do Dia de Finados, que ocorre no próximo sábado, 02 de novembro, a feira livre de Itabaiana será antecipada para a sexta-feira, dia 1º. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira, 30, pela prefeitura municipal da cidade.

A feira livre de Itabaiana, maior shopping a céu aberto do estado, acontece aos sábados e quartas-feiras e recebe milhares de pessoas de diversos lugares. Quando feriados e/ou datas comemorativas coincidem com os dias de feira, ela é alterada para que não haja prejuízo para os comerciantes e clientes.

O feriado 

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.

O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia dois de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. Já no Brasil, a tradição é outra e independendo da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia.

Os itabaianenses, assim como pessoas de outras cidades brasileiras vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial. Elas para iluminar caminhos. Já as coroas de flores em forma de círculo representam a vitória da vida sobre a morte. Para maioria, dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc