Por que ovos têm cascas de cores diferentes? Novo estudo explica

Pesquisadores dos EUA dizem que ovos mais escuros são de climas mais frios e os de cores vivas estão em locais de temperaturas mais elevadas

Redação, 08 de Novembro , 2019 - Atualizado em 08 de Novembro, 2019

Um time de pesquisadores dos Estados Unidos e da Austrália descobriu o porquê de ovos de aves terem cascas de cores diferentes. O segredo principal por trás das colorações, segundo os especialistas, é a variação de temperatura em escala global.

“Ovos de locais mais frios são marrom escuro", observa o coautor do estudo, Daniel Hanley, da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos. "Conforme você vai dos trópicos até na zona temperada há maiores há maior variação nas cores”.

Os pesquisadores avaliaram a cor e o brilho de ovos de 634 espécies de pássaros e aplicaram os resultados em um mapa. Cada espécie de ave tinha um padrão de cor de ovo, com variações bem sutis dependendo da fêmea que gerou o ovo.

Os especialistas também observaram que ovos mais escuros aquecem mais rápido na luz do Sol em comparação com os ovos mais claros. Uma hipótese para explicar isso é que os pigmentos escuros tendem a absorver mais luz.

Como a luminosidade pode atrapalhar o desenvolvimento dos ovos escurecidos, os pesquisadores supõem que esse tipo de ovo se adapte melhor em regiões frias e escuras, onde há menos Sol.

Os cientistas notaram também que os ovos escuros têm maior proteção contra raios ultravioleta (UV), comuns em zonas quentes, além de propriedades antimicrobianas, que são uma vantagem em climas quentes.

Os pesquisadores perceberam ainda que, quando expostos ao Sol, os ovos com pigmentação escura conseguiram manter por mais tempo temperatura ideal para serem chocados. “Essa evidência sugere que a pigmentação do ovo pode exercer um papel importante na regulação de temperatura em climas frios”, escreveram os pesquisadores.

Por Revista Galileu 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc