“ Encenação da Paixão de Cristo” É patrimônio cultural imaterial de Sergipe

Redação, 14 de Novembro , 2019 - Atualizado em 14 de Novembro, 2019

Na sessão de votação de projetos na manhã desta quarta-feira, 13, na Sala de Comissões da Alese, foi aprovado o (PL) do deputado estadual Talysson de Valmir (PL). O projeto de lei visa declarar a “Encenação da Paixão de Cristo”, realizada no povoado Mangabeira, município de Itabaiana, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe e a incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Patrimônio Cultural é toda expressão e tradição de um povo, seja ela material ou imaterial, que pelo seu próprio valor deve ser considerado de interesse relevante para a permanência e preservação de sua ancestralidade para a próximas gerações.

Para o deputado Talysson de Valmir, os bens materiais precisam ser valorizados. “Os bens materiais são aqueles que existem no mundo real, a exemplo de castelos, igrejas, praças e etc. Já o patrimônio imaterial, no qual se enquadra a “Encenação da Paixão de Cristo”, é representado pelos saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações e músicas, merecem nossa atenção e valorização”.

Talysson agradeceu aos colegas deputados a aprovação do projeto por unanimidade em plenário. “Esta Casa Legislativa e o município de Itabaiana estão de parabéns. Irei valorizar cada vez mais nossas culturas e tradições”, finalizou.

Por Paulo Renan – Rede Alese

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc