Novos fósseis da megafauna são localizados pela FPI/SE em Gararu

O material foi localizado no sítio paleontológico já conhecido dos pesquisadores, o Sítio Elefante.

Aparecido Santana, 17 de Novembro , 2019

Técnicos da equipe de Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia da FPI Sergipe – coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – encontraram fósseis de animais da megafauna no município de Gararu. O material foi localizado no sítio paleontológico já conhecido dos pesquisadores, o Sítio Elefante. A arqueóloga Railda Nascimento explicou que o Sítio Elefante tem esse nome por ter sido o local de descoberta de fósseis de elefantes pré-históricos na década de 1970.

Durante a fiscalização no Sítio Elefante, foram encontrados três fragmentos de fóssil. “Ainda não é possível saber a qual animal pertenciam os fósseis localizados”, disse Railda Nascimento. Os fósseis fora de contexto do sítio, localizados próximo à residência de um morador, foram recolhidos e serão entregues para guarda da fosseis da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Quando chegamos, um cachorro estava brincando com um fragmento fóssil”, contou a arqueóloga. Outros fósseis foram encontrados em um tanque perto do sítio arqueológico Pedra do Diogo, também no município de Gararu. “Ao todo, foram descobertas 12 novas peças em Gararu”, completou.

“Assim que o material foi identificado, a FPI comunicou a descoberta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Iphan autorizou a coleta das peças que estavam fora de contexto”, explicou a procuradora da República Lívia Tinôco. “Quanto às peças que foram encontradas ainda no contexto, foi feito aviso ao Iphan, e o instituto virá verificar o local”, destacou Lívia.

Pinturas rupestres

No mesmo município, a equipe visitou o povoado Genipatuba e, na localidade Mané Peba, monitoraram um abrigo sob rocha com pinturas rupestres, ainda não registrado pelo Iphan.

Ecoturismo

A região de Gararu possui vários abrigos sob rochas e sítios arqueológicos que potencializam o local para interesse turístico. Quando passaram pelo município, os técnicos da FPI/SE iniciaram diálogo com representantes da prefeitura sobre o tema. O coordenador da equipe, o espeleólogo Elias Silva, explicou que é possível criar uma unidade de conservação que preserve o patrimônio e que permita visitação ordenada. “No entanto, para realizar a tarefa, é necessário o devido planejamento do uso turístico de modo sustentável”, frisou.

Órgãos que integram a equipe Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia

Centro da Terra-Grupo Espeleológico de Sergipe (CT/SE), Museu de Arqueologia de Xingó (MAX/UFS), Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) e profissionais colaboradores de diversas áreas do conhecimento.

Órgãos e Instituições que integram a FPI/SE 2019

Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Ministério Público Federal (MPF), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Ordem dos Advogados do Brasil Secção Sergipe (OAB/SE), Departamento da Polícia Federal em Sergipe (DPF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Sergipe (SFA), Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/SE), Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (CETAS/IBAMA), Fundação Cultural Palmares (FCP), Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (ADEMA), Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE), Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe (COVISA/SE), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP/SE), Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Superintentência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEDURBS/SERHMA/SE), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO/SE), Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (AGRESE/SE), Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe (CT/SE), Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).


Assessoria de Comunicação – FPI/SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc