Sebrae promove II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe

Redação, 20 de Novembro , 2019 - Atualizado em 20 de Novembro, 2019

Onze comunidades tradicionais sergipanas participam da II Mostra Sabores eSaberes de Sergipe, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, noOceanário de Aracaju. O Sebrae Sergipe é o realizador do evento, através doProjeto CRIATIVE.SE, que visa identificar e fortalecer empreendedores/assergipanos/as dentro da cadeia da Economia Criativa, que envolve os setoresdas artes e das culturas em vários segmentos.

Com o objetivo de visibilizar os saberes das 11 comunidades tradicionaisparticipantes do evento (quilombos, povo de terreiro e o grupo indígena Xokó),bem como incentivar o intercâmbio de conhecimentos destas comunidadescom chefs de cozinha e pesquisadores/as, o Sebrae possibilita a criação deredes de contato, incentivando a economia criativa através da gastronomia,com vistas a impactar a sua repercussão nas áreas da Cultura, Artesanato eTurismo.

A participação de chefs sergipanos que são “madrinhas e padrinhos” dascomunidades acontece no sentido de ampliar a visão sobre os produtosencontrados em cada território, estimulando a criação de novas receitas. Aquestão da sustentabilidade e do uso integral do alimento é também umimportante recorte dessa ação, que pretende abrir novas perspectivas de
mercado para as comunidades participantes, colocando em evidência ossaberes ancestrais das identidades sergipanas em diálogo com novosrepertórios apresentados pelos chefs de cozinha. Nesse sentido, o Sebraegarante a interlocução da tradição com a inovação, itens fundamentais de umaação que se realiza no âmbito da Economia Criativa.

Como no ano passado, também na segunda edição da Mostra Sabores eSaberes de Sergipe, a Mostra conta com o apoio e a colaboração do chefmaranhense Júnior Ayoub, idealizador do projeto “Da Semente ao Sorriso”,uma ação que promove a conexão entre o conhecimento científico sobre osalimentos, em diálogo com os saberes tradicionais, valorizando tanto apesquisa e as inovações quanto a sabedoria popular e as culturas regionaispróprias de cada realidade.

“As comunidades tradicionais sergipanas possuem imensa riqueza cultural egastronômica, preservando modos de fazer ancestrais, que remetem a festaspopulares, a memórias afetivas ligadas ao alimento e a tradições quemobilizam gerações. Num mundo globalizado, onde as tecnologias avançammodificando e diminuindo distâncias geográficas, percebemos também a perdada nossa identidade e a beleza da nossa essência. A Mostra Sabores eSaberes de Sergipe pretende partilhar com o público a importância devalorizarmos a nossa identidade gastronômica, através do resgate dos saberese sabores da nossa culinária ancestral”, afirma Júlia Vasconcelos, gerente daUnidade de Suporte a Negócios, área responsável pelo evento no Sebrae Sergipe.

A Mostra contará com a participação das seguintes comunidades tradicionais: Filhos de Obá (terreiro de Laranjeiras), povo indígena Xokó (Porto da Folha),doceiras do povoado Cabrita (São Cristóvão) e os quilombos: Lagoa dosCampinhos (Amparo de São Francisco), Bongue (Ilha das Flores), Terra Dura-Coqueiral (Capela); Porto D’Areia (Estância), Maloca (Aracaju), Alagamar(Pirambu), Mussuca (Laranjeiras) e Sítio Alto (Simão Dias).

A Mostra será aberta ao público em geral das 16h às 22h, com entradagratuita. Os pratos terão o preço de R$ 10. O visitante poderá desfrutar, alémda variedade de pratos que serão vendidos, também de apresentaçõesculturais, venda de artesanato e boa música ao vivo.

Durante a Mostra acontecerão rodas de conversa a partir das 16h e aulas showcom renomados chefs convidados no espaço da Arena Gastronômica, nopróprio Oceanário de Aracaju.

Os chefs sergipanos que apóiam as comunidades tradicionais sergipanas nacriação de novas receitas são: Danila Duarte, François Ozzane, FernandoFraga, Luciano Moreira, Lucas Montes, Jô Silveira, Léo Vieira e Tânia Farias.

Apoiadores do projeto: Oceanário de Aracaju, Aquários Hotel, Unit (através daFaculdade de Gastronomia), a Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe(SEAGRI), os restaurantes Dona Divina, Alma Bistrot, Bubalinos, Paisano, Fábrica e La Vecchia.

Foto: Alexandre Alcântara


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc