Senai Sergipe se destaca em educação profissional

Senai Sergipe se destaca em educação profissional

Redação, 21 de Novembro , 2019 - Atualizado em 21 de Novembro, 2019

Em muitos países cerca de 50% dos jovens investem em uma formação técnica para entrar no mercado de trabalho, enquanto no Brasil existe a cultura de investir inicialmente em um curso de nível superior. Optar pela graduação não é errado, mas muitas empresas, principalmente na área industrial, precisam de profissionais com uma formação técnica, e é isso que o ensino profissionalizante pode oferecer como um diferencial na busca da carreira dos sonhos e do tão esperado emprego de forma rápida.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Sergipe, por exemplo, tem se destacado cada vez mais quando o assunto é ensino profissional, sendo referência no país e até exportando mão de obra para outros países. A instituição nos últimos anos vem incorporando novas tecnologias, aprendizagem adaptativa e muito mais para promover as interações de ensino e media-lo de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Além disso, conta com um corpo docente e administrativo que trabalham em conjunto para obterem sempre os melhores resultados. 

Todo esse compromisso da instituição tem gerado grandes resultados. Nos anos de 2014 a 2018, o SENAI Sergipe conquistou o primeiro lugar no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). A prova é aplicada em âmbito nacional e avalia o nível de desempenho e absorção de conhecimento dos alunos, dos instrutores, a qualidade das instalações físicas, além das tecnologias aplicadas, gerando um diagnóstico do desenvolvimento das capacidades básicas, técnicas e de gestão conforme a metodologia SENAI de educação profissional. No último ano, em todo o Brasil foram avalizados 50 cursos e cerca de 30 mil alunos. 

Referência para o Brasil, o desempenho do SENAI Sergipe é reconhecido, sendo inclusive, convidado a prestar orientações e consultorias em outros Estados, a exemplo do SENAI Amapá, que obteve este ano um feito inédito, conquistando o 2ª lugar na avaliação SAEP. 

E mesmo sendo o menor estado brasileiro, o ensino do SENAI Sergipe é grande e também se destaca quando o assunto é Olimpíada do Conhecimento. De 2014 até 2018, foram quatro alunos que conquistaram ouro na maior competição do segmento: Iasmin Karoline, Sérgio Alves, João Gabriel e Gabriel Vieira. Os três primeiros venceram na ocupação Tecnologia da Informação – Solução de Software para Negócios e, o último, foi campeão na modalidade inédita de Jogos Digitais 3D, levando o ensino do SENAI Sergipe mundo afora.

O competidor sergipano ficou entre os melhores do mundo na olímpiada mundial de profissões técnicas: a WorldSkills Competition que foi realizada em Kazan, na Rússia. Competindo na modalidade – Arte 3D Digital para Games – o sergipano integrou a delegação brasileira e recebeu certificado e medalha de excelência, ficando acima da média da maioria dos competidores da modalidade. Gabriel competiu com colegas de 11 países a exemplo da China, Singapura, Rússia, Canadá, Coréia do Sul, Índia, Finlândia, Reino Unido, Espanha, além de Hong Kong. 

E as conquistas não param, os alunos da instituição em 2018 tiveram o reconhecimento nacional em uma importante premiação. A entidade conquistou uma medalha de ouro na IV Olimpíada Brasileira de Geografia, além de duas medalhas de prata na II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. 

E como não há excelência na educação sem a ideia da qualificação e atualização contínua dos profissionais que estão à frente das aulas, ensinando e motivando os alunos, o SENAI Sergipe não se preocupa só em oferecer o melhor em termos de estrutura e tecnologias, mas prepara e qualifica continuamente os seus docentes para levar aos alunos o melhor do ensino técnico da maior instituição de Educação Profissional da América Latina. E os resultados mais uma vez são visíveis. 

Competindo em um desafio com 239 equipes dos Departamentos Regionais do SENAI de todo país, a equipe Teacher Plus, pertencente ao regional de Sergipe, obteve o 1° lugar no Desafio Desvendando o SENAI 4.0. Organizado pelo Programa SENAI de Capacitação Docente – PSCD envolveu mais de 2.000 docentes organizados na importante missão de desenvolver uma solução pedagógica inédita, capaz de contribuir significativamente para aprimorar a forma de ensinar, dos instrutores, e de aprender, dos alunos. Os resultados são muitos e a vontade de evoluir também.

Unicom/FIES


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc