Descubra 4 sinais indicadores que você pode estar exagerando no café

Irritação do estômago, insônia e ansiedade são alguns dos sintomas que podem estar relacionados ao consumo exagerado da bebida

Redação, 25 de Novembro , 2019 - Atualizado em 25 de Novembro, 2019

Um café ao acordar, outro ao chegar no trabalho, outro depois do almoço, no lanche da tarde e talvez até após o jantar. Você é esse tipo de pessoa? Se a resposta for positiva, é melhor saber que pode estar exagerando, uma vez que vários estudos concordam que o máximo da bebida que se deve ingerir por dia é de 150 ml ou 400 mg de cafeína. Essa conclusão é de um artigo de 2017, que avaliou mais de 400 estudos e foi publicado no periódico acadêmico Food and Chemical Toxicology.

Porém, o limiar entre o equilíbrio e o exagero pode ser diferente para cada um. Isso significa que umas pessoas são mais sensíveis aos efeitos do café do que outras. Para te ajudar a identificar se está consumindo demais o ingrediente, os sintomas abaixo são efeitos colateriais da bebida.

 
1. Sorriso amarelado
É verdade que existem outros alimentos capazes de alterar a cor dos dentes, mas o café é um potencial. Observe fotos antigas e compare com a situação atual. Aqui, também vale lembrar que, para evitar esse tipo de problema, escovar os dentes após o consumo ajuda.

2. Insônia
A insônia pode ser fruto de muitos outros fatores, porém, se você sofre com o problema e tem o hábito de tomar café depois das seis da tarde, experimente deixar a bebida de lado por alguns dias. Um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina Universidade de Pittsburgh aponta que consumir cafeína moderadamente não altera a qualidade do sono e pode até fazer bem, uma vez que é estimulante. Porém, o excesso se mostra relacionado a distúrbios que abrangem dificuldade para dormirou de manter-se dormindo por toda noite.

 
3. Ansiedade e inquietação
Hoje em dia, é difícil encontrar quem não se sinta ansioso. Mas, para os indivíduos mais sensíveis à cafeína, o estímulo à liberação de adrenalina pode causar ansiedade ou piorar os sintomas. Para avaliar se o item, de fato, interfere nessa sensação, faça testes reduzindo ou cortando a bebida da rotina.

4. Gastrite
Em alguns casos, o café pode causar gastrite ou irritar o estômago. A queimação, geralmente, é fácil de identificar como causa e consequência, uma vez que as dores tendem a aparecer algumas horas após o consumo. Se esse for o seu caso, tente reduzir a quantidade e procure um médico.

Por: Casa e Jardim


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc