Aluno do IFS - Campus Itabaiana vence prêmio Aluno Destaque de TI 2019

Premiação é promovida anualmente pela Associação de Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe.

Aparecido Santana, 26 de Novembro , 2019 - Atualizado em 26 de Novembro, 2019

Gabriel Machado, aluno do curso superior de Ciência da Computação, do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana, levou o troféu de Aluno Destaque de TI 2019. Promovida anualmente pela Associação e Gestores de Tecnologia da Informação de Sergipe, a premiação aconteceu durante o 12º e-CIO – Encontro de Gestores de TI do Estado, no Radisson Hotel, em Aracaju.

A premiação é dada a alunos que tenham contribuído de forma efetiva na área da tecnologia da Informação, seja participando de projetos ou desenvolvendo softwares. “É uma honra representar o Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana, no evento e-CIO 2019. A conquista é um reflexo da minha dedicação e do empenho dos meus orientadores professores Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias e Dr. José Aprígio Carneiro Neto, que não mediram esforços para me nortear sempre que precisei. Nós como alunos do Instituto Federal, devemos buscar sempre evolução e alto desempenho na vida acadêmica para trazer cada vez mais resultados positivos para o IFS”, declarou Gabriel.

Para o professor doutor Wanderson Roger Azevedo Dias, um dos orientadores dos projetos desenvolvidos por Gabriel, o prêmio só veio reafirmar o potencial do aluno e que esse é só o primeiro de muitos outros prêmios que ainda virão na carreira do aluno, na área de TI. “Ser reconhecido como Aluno Destaque de TI 2019 pelo CIO-SE é um feito histórico e de muita alegria para todos nós docentes da Coordenadoria de Ciência da Computação, do Campus Itabaiana, do Instituto Federal de Sergipe e mostra que estamos trilhando no caminho certo com os nossos alunos”, ressaltou Wanderson Dias.

Outro orientador, que não esconde o orgulho de acompanhar Gabriel na vida acadêmica, é o professor doutor José Aprígio Carneiro Neto. “Tive a oportunidade e o prazer de ser orientador no seu TCC do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, onde desenvolvemos o projeto da Casa Inteligente. Um projeto que trouxe para o IFS Itabaiana um registro de software, um registro de marca e futuramente um registro de topologia de circuito”, ressaltou. “Além disso, é um aluno que tem um potencial enorme, que com certeza o fará alcançar todos os seus objetivos profissionais e pessoais”, concluiu.


PROJETOS DESENVOLVIDOS POR GABRIEL


Gabriel foi premiado pela atuação em três projetos no Campus Itabaiana. O primeiro, chamado de DOMOIFS, é um projeto de Casa Inteligente. Nele foi provado que é possível realizar a automação de uma residência usando Arduíno e outros sistemas embargados. Os Sistemas Embargados são usados atualmente para controlar muitos tipos de sistemas e equipamentos. Além da automação, encontra aplicações muito variadas, desde a aviação como controles de voos e radares até a comunicação e o entretenimento, a exemplo de relógios digitais, telefones celulares e videogames.

Outro projeto foi o CALCNETIP; desenvolvido com o objetivo de auxiliar os docentes das disciplinas relacionadas a redes de computadores para obter melhor relação de ensino-aprendizagem com os alunos no assunto de quebra de redes IPv4. OProtocolo de Internet versão 4, é uma numeração que representa um dispositivo em uma rede de roteadores profissionais da Internet, passando por Redes Wireless domésticas e Modens 3G, todo dispositivo requer um endereço IP para se conectar uns com os outros.

O terceiro projeto é uma Calculadora de Resistores, desenvolvido para auxiliar professores e alunos no ensino de eletrônica básica. Na ferramenta é possível calcular diversos resistores diferentes e suas associações.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc