Mito ou verdade: limão espremido corta gordura dos alimentos?

Redação, 21 de Dezembro, 2019


Com certeza você já presenciou alguém que, antes de se deliciar com uma refeição farta, toma um copo de limão espremido. A explicação que se popularizou é a de que a fruta seria capaz de “cortar” a gordura dos alimentos a serem ingeridos em seguida, mas a verdade não é essa.

O nutricionista Omar de Faria explica que, quando algo ácido entra em contato com a mucosa intestinal, é liberado um hormônio chamado secretina. “A secretina manda uma mensagem ao fígado para prepará-lo para a digestão de gordura”, detalha. “Mas isso, por si só, não é capaz de ‘dissolver’ gordura, apenas facilita a digestão”, completa.

Renato França, nutricionista que atende em Brasília, reforça que o processo não é milagroso. “O limão espremido não é um truque para o emagrecimento, pois a gordura será absorvida pelo corpo. Se há uma vantagem, é a de que ele prepara o sistema digestório para o que vem em seguida. Em termos de emagrecimento, não tem efeito”, detalha.

França ensina que a perda de peso é um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. “Se o objetivo é o emagrecimento, o melhor é seguir uma dieta balanceada acompanhada de uma rotina de exercícios.”

O que você está buscando?