Talysson de Valmir apresenta balanço das atividades parlamentares

Redação, 26 de Dezembro , 2019

Em seu primeiro mandato parlamentar, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, já demonstrou que não é de perder tempo e está sempre antenado às necessidades da população. Neste primeiro ano foram 19 Projetos de Lei OrdinárTalysson apresenta balanço das atividades parlamentares

Em seu primeiro mandato parlamentar, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, já demonstrou que não é de perder tempo e está sempre antenado às necessidades da população. Neste primeiro ano foram 19 Projetos de Lei Ordinária de sua autoria, 53 requerimentos, 27 indicações, quatro moções e 43 pareceres em comissão. Para 2020 o parlamentar diz que vai buscar ainda mais melhorias para os sergipanos.

Mais votado, jovem e conhecedor das mazelas do sergipano, em especial aqueles residentes na região Agreste do Estado, Talysson escolheu não defender uma única bandeira. “Minha causa é o povo sergipano. Saúde, educação, mobilidade, segurança pública, cultura… Sonho com um mundo mais justo. Um mundo melhor para se viver”, diz.

Prova de que Talysson não pauta seu mandato em uma causa específica, os Projetos de Lei de sua autoria, que foram apresentados este ano na Alese, buscam favorecer idosos, pessoas com dificuldade de mobilidade, aqueles em tratamento de doenças como câncer, dentre outras questões.

Na área da saúde, o deputado lembra que é de sua autoria o PL que estabelece prioridade no atendimento de pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou que utilizam bolsas de colostomia. “Esse projeto busca minimizar os inúmeros desafios que um paciente em tratamento de doenças graves, a exemplo do câncer, enfrenta diariamente na busca pela cura de sua enfermidade. “Vale frisar que o tratamento, administrado por meio de medicamentos ou procedimentos de alta complexidade, fragilizam o paciente para além de sua doença. Atividades ordinárias do dia a dia, como ir ao banco, enfrentar uma fila de supermercado ou pagar contas, tornam-se rotinas difíceis, que fragilizam ainda mais e impõe uma exclusão social, na medida em que, afasta-o das atividades comuns a todas as pessoas, impondo uma consequência à sua doença”, destaca o parlamentar.

Neste primeiro ano de mandato, o parlamentar também agiu para melhorar a vida dos deficientes. PL de sua autoria busca a criação de um Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência com foco no mercado de trabalho. Outro PL torna obrigatória a disponibilização, nas unidades de ensino, de cadeiras adaptadas para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Sensível as dificuldades enfrentadas por policiais e outras categorias ligadas a segurança pública do Estado, Talysson de Valmir está lutando pela aprovação do Projeto de Lei número 160/2019, de sua autoria, que visa beneficiar com isenção de ICMS, policiais civis e militares, bem como demais agentes da segurança pública, na compra de armas de fogo. A isenção atingirá as transações realizadas diretamente pelo fabricante ou em revendedoras autorizadas. “ É dever do Estado promover o incentivo profissional aos seus servidores, sendo que a isenção do ICMS sobre a comercialização de armas de fogo e munições para os profissionais da segurança pública se configura como uma ação governamental que traz benefícios para o agente de segurança, em primeiro plano, e para toda a sociedade, num segundo momento, na medida em que quando valorizado, o profissional tende a exercer sua função com maior zelo e dedicação.

Outra preocupação de Talysson é garantir ações efetivas às vítimas de violência doméstica. Ele está buscando, também por Projeto de Lei, a gratuidade temporária nos serviços de transporte público coletivo, às mulheres vítimas de violência doméstica durante a vigência de Medidas Protetivas. O benefício se dará por meio de cartão de gratuidade emitido pelo órgão competente. No caso de a beneficiária encontrar-se em casa de abrigo, juntamente com seus dependentes, a estes, caso não possuam direito ao transporte coletivo gratuito, deve ser estendido o benefício.

O parlamentar também está lutando para que idosos passem a pagar 50% do valor cobrado em estacionamentos, terceirizados ou não, e sem qualquer distinção de uso, ou seja, em qualquer vaga disponível aos clientes.  O deputado argumenta que cabe ao Estado assegurar a participação dos idosos no seio social e faz-se preciso intervir para salvaguardar a facilidade de locomoção prevista constitucionalmente. Talysson lembra que a crescente população idosa está mais autônoma, porém, diante das limitações financeiras impostas pela aposentadoria, faz-se necessário o Estado intervir para garantir ao idoso a salvaguarda de suas necessidades, uma delas a locomoção.

Neste primeiro ano, Talysson também teve atuação marcante na Cultura com a aprovação de projetos que valorizam esta importante área. O primeiro confere o título de Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe à tradicional Encenação da Paixão de Cristo, realizada no Povoado Mangabeira, em Itabaiana. O segundo dá ao Casamento do Tabaréu de Malhador o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

Indicações – Além dos Projetos de Lei, Talysson também protocolou indicações, moções, pedidos de informações, congratulações e cumpriu agenda no interior e na capital. O parlamentar adianta que continuará trabalhando incessantemente em prol de causas que beneficiem toda a população, mantendo-se aberto ao diálogo com todos.

Várias foram as indicações protocoladas por Talysson. Muitas buscaram junto ao governo a recuperação de rodovias como a SE 240,  que liga Ribeirópolis a Moita Bonita, a SE 170, que liga Itabaiana a Moita Bonita e a Lagarto, cruzando por Campo do Brito e São Domingos,  a SE 255, entre Campo do Brito e Macambira, dentre outras.

Por: Assessoria de comunicação 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc