Coluna na Tribuna Política

Redação, 29 de Dezembro , 2019 - Atualizado em 29 de Dezembro, 2019

Coluna 29.12.19

Socorro

Na última pesquisa eleitoral realizada em Nossa Senhora do Socorro divulgou o resultado que todos já sabiam. O ex-prefeito por três vezes da cidade, Zé Franco, está à frente da corrida a prefeitura bem à frente dos seus possíveis adversários.

Socorro I

Na pesquisa induzida, Zé Franco aparece disparado na dianteira com 27,6%, em segundo lugar vem o ex-prefeito e atual deputado federal, Fábio Henrique, que registra 19,3%, na terceira colocação na preferência do eleitorado vem o deputado estadual Samuel Carvalho com 17,5% e o atual prefeito, Padre Inaldo, amarga a quarta colocação com apenas 12% da preferência.

Socorro II

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Padrão na última segunda-feira, 23, com margem de erro de 3,85% e índice de confiabilidade de 95%. A empresa consultou 603 moradores do município, a partir dos 16 anos.

São Cristóvão

Também nesta semana a política em São Cristóvão teve uma reviravolta. Três grandes lideranças eleitorais da cidade estão unindo forças para enfrentar com força máxima o atual prefeito Marcos Santana. A conjuntura da eleição em 2020 terá no mesmo palanque Lauro Rocha, Betão do Povo e Carlos Vilão, todos concorreram ao cargo majoritário em 2016.

Pirão pouco

Um dia antes de colocarem em votação a reforma da Previdência dos servidores estaduais, dez deputados estaduais e um ex-deputado, atual deputado federal, solicitaram ao Governo de Sergipe aposentadoria proporcional, mostrando que o Projeto de Lei que irão aprovar não será benéfico para o funcionalismo. A concessão foi publicada no Diário Oficial de Sergipe na última segunda-feira, 23.

Pirão Pouco I

Entre os beneficiados estão o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (65 anos) e dois parlamentares com menos de 40 anos: o atual deputado federal, Gustinho Ribeiro (37 anos) e Jeferson Andrade (39 anos). Além deles, completam a lista Capitão Samuel (49 anos), Valderbal Marinho (65 anos), Gilmar Carvalho (58 anos), Garibalde Mendonça (63 anos), Luciano Pimentel (62 anos), Francisco Gualberto (63 anos), Zezinho Guimarães (64 anos) e Goretti Reis (58 anos).

Reflexão

Se realmente os deputados acreditam que o projeto é bom, porque eles se adiantaram em pedir a aposentadoria? Agora, os parlamentares irão receber dois salários (de deputado e aposentadoria) engrossando ainda mais os seus rendimentos que já contam com verba indenizatória e verba de gabinete.

Reprovado

O Governo do Estado recebeu nota 1,3 na Prova Final 2019 aplicada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica do Estado de Sergipe (Síntese). No quesito educação, o governador Belivaldo Chagas está reprovado e com total desmérito.

Reprovado I

A motivação por está nota tão baixa foi: Não implantação do reajuste do piso de 2019, descumprimento do plano de carreira, atraso no pagamento dos aposentados, falta de transporte e de alimentação escolar em diversas regiões, implantação de programa de alfabetização e de avaliação sem debater amplamente com os professores e sociedade em geral.

Programa

Quem tem se destacado no meio político é o jovem jornalista Aparecido Santana que apresenta o Programa Política de Fato. Sempre abordando os assuntos políticos com muita credibilidade tem batido recordes de audiência em seu programa. Que acontece todas às terças-feiras, 19h no canal do YouTube e Facebook do portal 93noticias.com.br

Campo do Brito

Oposição continua batendo cabeça para encontrar um nome de consenso para disputar a eleição municipal em 2020. Quem gosta disso é o prefeito Marcel que tem feito uma gestão bem avaliada.

Areia Branca

Quem anda um pouco sumido dos debates políticos na cidade é o ex-vereador Gibran Ramos.  Amigos incentivam para disputar o cargo de prefeito municipal próximo ano. Será que ele topa?

Itabaiana

O líder da câmara do prefeito Valmir de Francisquinho, o vereador Marcos Oliveira,  tudo indica que estará em nova agremiação política em 2020. Eleito pelo PTC, na eleição de 2016 agora e está próximo de se filiar ao Democratas. 

Itabaiana I

Marcos Oliveira que é advogado, sempre em seus discursos e entrevistas destaca a importância de avanços dos governos dos ex-presidentes Dilma e Lula. Desejamos sucesso ao mais novo democrata.

Câmara de Ribeirópolis

O Presidente da Câmara, vereador Edvaldo da Costa Andrade (Vado/DEM) encerra seu primeiro ano de gestão com nota alta nas avaliações feitas pelo TCE/SE e destaca as inovações realizadas em 2019. Vado também anuncia oficialmente que o Poder Legislativo funcionará em novo endereço a partir de 2020.

Carira

 Chega a informação que um grupo de empresários têm se reunidos, para achar um novo nome para a prefeitura. Isso tudo se deve pela desaprovação da gestão do atual prefeito Negão e como também das gestões do ex-prefeito Bosco Machado.

Mensagem:

“A penalização por você não participar na política é acabar sendo governado pelos seus inferiores”

Platão


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc