Coluna na Tribuna Política

Redação, 09 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 09 de Janeiro, 2020

Coluna 09/01/20

Sem partido

Em reunião com a executiva estadual do PCdoB na última segunda-feira, 6, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, comunicou aos camaradas que estará deixando a sigla. Foram quase 40 anos de caminhadas no partido e agora, o gestor sentiu a necessidade de ir para uma ‘casa’ nova.

Sem partido I

Em postagem no Instagram, o prefeito afirmou. “Acredito que chegou o momento de trilhar novos caminhos, de construir um novo projeto. Sem esquecer dos meus princípios e dos meus compromissos, irei buscar um novo espaço de construção para continuar contribuindo com minha cidade, com meu estado e com o Brasil. Muito muito muito obrigado , PCdoB”.

Sem partido II

Segundo conversas de bastidores, o prefeito Edvaldo Nogueira está de malas prontas para o PDT. Caso se confirme sua transferência, o vereador Jason Neto estará muito bem na fita e terá grande chance de se reeleger facilmente. Vereadores da Capital que ainda estão sem partido poderão também desembarcar na nova casa do prefeito.

Dia do Fico

O famoso Dia do Fico, protagonizado por D. Pedro I ao desobedecer as ordens na Coroa Portuguesa e permanecer no Brasil, foi reescrito em Itabaiana nesta semana. A Deso pretendia remanejar os feirantes para iniciar as obras de esgotamento na região, mas os comerciantes bateram o pé dizendo que não aceitavam.

Dia do Fico I

Com a recusa dos feirantes, a Deso terá que realizar as obras de forma gradativa relocando apenas algumas bancas e não mais transferir a feira inteira para o estacionamento da Praça de Eventos Etelvino Mendonça.

Renunciou

O vereador de Itabaiana, Gustavo Bispo, renunciou ao mandato para assumir vaga na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O parlamentar foi aprovado no concurso mas, informou que pretende disputar a eleição deste ano. Fabinho do Abrigo assume a vaga.

Violência sexual

Segundo os levantamentos da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, cerca de 1.035 pessoas foram atendidas vítimas de violência sexual em 2019. Sendo 766 consultas médicas de retorno, 210 atendimentos a menor de idade e 59 a maior de idade. Os dados ainda contabilizam 269 novos casos a vítimas de violência sexual para 253 em 2018.

Carira

Professores da Rede Municipal de Ensino de Carira saíram em passeata pelas ruas da cidade reivindicando o salário de dezembro, décimo terceiro (dos aniversariantes de julho a dezembro) e reajuste do piso dos anos de 2017, 2018 e 2019. Com medo da greve, o prefeito Arodoaldo Chagas (Negão) se adiantou à justiça e conseguiu uma liminar para impedir a paralisação.

Impostos

Sergipe arrecadou em 2019 mais de R$ 12,1 bilhões em impostos em 2019, o que corresponde a 0.43% do total que foi recolhido por todos os estados brasileiros. Comparado com o ano de 2018, o Sergipe arrecadou R$ 1 bilhão a mais.

Itabaiana

Foi muito comemorado a posse da nova secretária de Industria, Comércio e Turismo de Itabaiana. A empresária Sônia Confecções assumiu a pasta que estava ocupada interinamente pelo secretário de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Oliveira. O prefeito Valmir de Francisquinho afirmou que a nova gestora tem trânsito livre dentro do comércio da cidade.

Confirmou

Ex-senador Eduardo Amorim externou sua vontade  em disputar a eleição para prefeito em Itabaiana neste ano. A pretensão do político é que ele seja o escolhido do grupo de Valmir de Francisquinho.

Rompeu

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu nesta quinta-feira, 9, que irá lançar chapa majoritária para disputar a Prefeitura de Aracaju. O nome escolhido da sigla será o vice-presidente nacional da sigla, o ex-deputado federal Márcio Macêdo. Com o anúncio, o PT rompe um acordo construído em 2002 por Marcelo Deda.

Frase:

“Por um voto em branco, você está dizendo que você tem uma consciência política, mas você não concorda com qualquer um dos partidos existentes.”

José Saramago


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc