Redemoinho de poeira é formado em Itabaiana e danifica telhado de estabelecimento

A temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno

Redação, 11 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 11 de Janeiro, 2020

Imagens extraídas do vídeo

Um vídeo gravado por um internauta mostra o momento em que um forte redemoinho de vento é formado nas imediações da BR-235, em Itabaiana. O redemoinho cruza a pista e segue em direção a uma cerâmica, situada às margens da BR, e algumas telhas são derrubadas pela intensidade do vento. Ao adentrar o estabelecimento, o redemoinho é desfeito e nada além das telhas foi danificado.


De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno. Ainda de acordo com o Climatempo, os redemoinhos de poeira são caracterizados como colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro. A largura dos redemoinhos de poeira em geral é da ordem de algumas dezenas de metros. Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira.

Entenda como os redemoinhos são formados:

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc