Ministério da Saúde envia 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados

Imunização garante a proteção contra cinco doenças

Redação, 11 de Janeiro , 2020

Todos os estados brasileiros recebem, a partir desta quinta-feira, doses da vacina pentavalente. Ao todo, são enviados 1,7 milhão de doses dessa vacina, que garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).

A pentavalente é distribuída pelo Ministério da Saúde e é adquirida pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS. Isso porque não existe laboratório produtor no Brasil.

Entre junho e dezembro de 2019, o envio desta vacina esteve irregular por causa de problemas com o fornecedor. Lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo.

Esse quantitativo enviado aos estados inicia o restabelecimento do quantitativo enviado mensalmente pelo Ministério das Saúde aos estados do país, como explica o ministro interino da Saúde, João Gabbardo.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc