22 municípios de Sergipe devem salário de dezembro a professores e professoras

Redação, 15 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 16 de Janeiro, 2020


Já imaginou trabalhar o mês inteiro e não receber seu salário? É isso que está acontecendo com professores e professoras de 22 municípios sergipanos. São eles: Carira, Ribeirópolis, São Domingos, Pinhão, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Carmópolis, Aquidabã, Muribeca, Malhada dos Bois, São Francisco, Telha, Canhoba, Pacatuba, Cristinápolis, Santana do São Francisco, Canindé de São Francisco, Feira Nova, Graccho Cardoso, Simão Dias, Maruim, Monte Alegre de Sergipe e Poço Verde. Há também o município de Maruim que só pagou salário de dezembro a uma parte dos professores (os que trabalham na Educação Infantil).

 Em uma política cruel e de massacre,  até a presente data, vinte e três prefeituras deixaram de pagar o salário de dezembro 2019, aos professores e professoras das redes municipais de ensino.

Os atrasos nos pagamentos dos salários somam-se a precária estrutura física das escolas municipais de Sergipe; a falta de material didático-pedagógico para auxiliar o trabalho dos professores e ao mau gerenciamento das unidades de ensino. Estes fatores montam o preocupante cenário da educação nas redes municipais sergipanas.

O não recebimento dos salários tem causado desequilíbrio financeiro e também emocional às famílias dos professores. De certa forma até os comerciantes destas vinte e três cidades também têm sofrido o efeito dessa ação inconstitucional dos chefes do Poder Executivo.

Alguns casos críticos

No município de Carira os professores e professoras deliberaram em assembleia uma paralisação de 4 dias (de 06 de janeiro a 10 de janeiro) para pressionar o prefeito, Arodoaldo Chagas (o Negão), a cumprir o que estabelece a Constituição Federal e pagar o salário de dezembro. Mas em uma atitude autoritária, antes mesmo da paralisação se iniciar, o prefeito de Carira conseguiu uma liminar na justiça para tentar impedir que professores e professoras fizessem greve.

A categoria não arrefeceu e na última segunda-feira (dia 6) foi às ruas de Carira para denunciar a população o descaso e desrespeito da prefeitura aos direitos do magistério municipal. Além de dever o salário de dezembro a prefeitura deve também aos professores e professoras o reajuste do piso salaria dos anos de 2017, 2018 e 2019. O prefeito Negão não pagou o 13° salário dos professores e professoras que fazem aniversário entre os meses de julhos e dezembro.

O constante a atraso de salários tem sido marca registrada da prefeitura de Pirambu, administrada pelo prefeito Hélio Martins. Professores e professoras sofreram muito ao longo de 2019 e chegaram a ficar mais de 70 dias sem salário. Atualmente, além de dever o salário de dezembro de 2019, a prefeitura deve aos professores 45% do salário de novembro e férias (1/6 ferial)

Em Santo Amaro das Brotas prefeito, Genivaldo dos Anjos Costa Santos (conhecido como Dadau), não pagou o salário de dezembro e nem a totalidade do mês de novembro e ainda deve o 13° salário. Professores e professoras fizeram ato e caminharam pelas ruas da cidade, na quarta-feira (dia 8), para chamar atenção da população para a dura realidade enfrentada pelo magistério municipal e para exigir seus direitos. O ato foi finalizado na prefeitura.

“Salário significa alimento e vida. Ao não realizar os pagamentos, as prefeituras estão comprometendo não só a vida financeira dos professores e professoras, mas também a dignidade deles e de suas famílias. É responsabilidade do gestor público elaborar políticas e ações que visem superar os problemas da administração pública e não punir trabalhadores e trabalhadoras, de forma tão cruel, com atrasos de salários. Salário não é favor, salário é direito”, afirma a diretora do departamento de assuntos de bases municipais, professora Ivônia Aparecida.

Informações Sintese


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc