Escrituração fiscal foi tema de reunião na FIES

Redação, 06 de Fevereiro, 2020

Na última terça-feira, dia 05/02, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira, recebeu o Secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, para tratar da preocupação do setor produtivo diante da portaria editada pelo órgão estadual que alterou o prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

 

Publicada em janeiro deste ano, a Portaria nº 44/2020 antecipou a data de envio das informações fiscais das empresas em relação aos tributos estaduais, do dia 20 para o dia 09 de cada mês.

 

Para Oliveira, “o encurtamento do prazo é prejudicial ao ambiente de negócios e a competitividade das indústrias e demais empresas sergipanas, dado o tempo exíguo para reunião das informações que devem ser disponibilizadas ao fisco, já que as empresas estão submetidas à diversas outras obrigações com outros entes federativos. Nesse sentido, a antecipação causará um custo desnecessário com multas e retificações”.

 

O empresário destacou ainda a predisposição do Governo em dialogar com o setor produtivo tão logo recebeu ofício encaminhado pela entidade, observando que a presença do secretário na FIES mostrou quão é importante estar sempre aberto o canal de diálogo entre o estado e a classe empresarial.

 

A Sefaz/SE, por sua vez, analisará a possibilidade de rever o prazo disposto na portaria, para pelo menos o dia 15 de cada mês, conforme solicitação feita pela casa da indústria.

 

Participaram da reunião, a Superintendente de Gestão Tributária da Sefaz/SE, Silvana Lima, o empresário Roberto Constâncio Vieira Filho e o Superintendente do IEL/SE, Rodrigo Rocha.

O que você está buscando?