Falta de consciência provoca dano ao meio ambiente e compromete a saúde do cidadão

Redação, 11 de Março , 2020 - Atualizado em 11 de Março, 2020

Por falta de orientação, muita gente costuma lançar o esgoto sanitário direto nos canais, gerando contaminações. De igual modo, mistura água de chuva com esgoto, o que é, ainda, mais sério, pois em alguns momentos acaba transbordando e voltando para a casa, comprometendo, sobretudo, a saúde dos que nela residem.

Essa água que volta pelos ralos dos banheiros, por exemplo, está contaminada e representa grande risco de provocar doenças, como leptospirose (transmitida pela urina do rato), febre amarela, diarreia, dengue, dentre várias outras. Daí, a necessidade se dá a devida destinação aos rejeitos. Para isso, as tubulações das residências devem estar separadas para que a água e o esgoto não se misturem e não gerem infecções.

Desde que iniciou a obra de micro e macrodrenagem em Itabaiana, os técnicos da empresa têm alertado sobre a necessidade de refazer as interligações que foram feitas indevidamente. “A responsabilidade do poder público não exclui a contribuição da comunidade em todo o processo. O cidadão precisa reparar o que foi feito de forma equivocada dentro da sua própria casa para evitar que todos os que estão à sua volta sejam afetados”, alertou Gabriel Campos, diretor de Meio ambiente e Expansão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

De acordo com ele, a rede de esgotamento será inútil se os moradores não fizerem a ligação correta em suas residências. Gabriel explicou que na maioria dos casos, será preciso uma pequena intervenção ligando a fossa, que existe atualmente no imóvel, à rede de esgoto. “A população de Itabaiana terá um papel fundamental para garantir o bom funcionamento das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário que estão sendo”, disse.

Atualmente, tanto parte dos rejeitos quanto da água da chuva são levados para o Açude da Marcela, que já enfrenta um processo de poluição. Com a intervenção da Deso, através do Programa Águas de Sergipe, financiado pelo Banco Mundial, o esgoto passará a ser destinado direto à estação de tratamento e os recursos hídricos serão canalizados para a estação elevatória, já em operação.  

Fonte: Deso


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc