Nitinho afirma que sempre valorizou a categoria da Imprensa

Redação, 30 de Março , 2020

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), afirma que sempre buscou valorizar a categoria da Imprensa, na prática. “Desde quando assumimos esse mandato e fomos eleito presidente, a equipe da Assessoria de Comunicação da Casa recebe o piso das categorias que pertencem e acima deles”.

Antes de 2017, a realidade de quem trabalhava na Ascom da Casa Parlamentar era outra. “Encontramos muitos jornalistas que recebiam bem abaixo do que deveria, cerca de 60% do piso da categoria. Nós valorizamos todos enquanto trabalhadores, com direito a férias e 13° salário, como deve ser. Trabalhador deve ser defendido na prática, e não só na teoria”.

De acordo com Nitinho, assim como ele, alguns vereadores também adotam o mesmo procedimento. “Eles entendem a importância da assessoria de imprensa e seus assessores são nomeados e recebem de acordo com o que é previsto pelo Sindicato dos Jornalistas”, enfatizou.

Nitinho disse que sempre manteve as portas do gabinete da presidência abertas para receber os representantes dos sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas. “Tanto que a Mesa Diretora encaminhou ano passado e foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores, a Medalha Jornalista Cleomar Brandi, para premiar a cada ano, os melhores da categoria, indicados pelos próprios colegas. E ampliamos o número de vagas para jornalista, de uma para três, no Concurso da Câmara”.

O presente da Câmara relata ainda que entende que todos precisam sobreviver e que muitos acumulam vários “serviços” para se manterem. Outros, como têm nomeações em outros locais, usam outros meios para receber por um ou outro serviço que prestam, seja de forma pontual ou continuada. “Mas é preciso ter coerência para que não caiam na desvalorização”.

Uso da Vaep

O ato n°7/2020 editado pelo presidente da CMA se baseou nos decretos expedidos pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo do Estado, que tiveram impactos no trabalho dos vereadores, levando a uma produção parlamentar em menor proporção e, sendo assim, exigindo mais cuidados no uso da Vaep.

“O uso da verba passa pela avaliação dos órgãos de controle da Câmara, uma equipe técnica e altamente capacitada. Cada vereador define como usar, dentro do que é previsto na Lei da Vaep. Limitei o uso por orientação dos técnicos da Casa, restringindo ao que está licitado, que é o caso dos veículos e do combustível, mesmo assim está limitado a 100 litros por vereador”, explicou, complementado que “A medida é apenas para o mês de abril. Em maio, se tudo for normalizando, a Vaep poderá ser usado normalmente”.

Fonte: Alexandra Brito/Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc