Dicas de alimentação para esportistas

Jose Costa, 02 de Abril , 2020

Para um bom esportista é fundamental ter uma boa alimentação regrada e equilibrada, além de uma boa noite de sono. Confira algumas dicas

 

 Saber escolher e combinar os alimentos numa refeição com horários estabelecidos, descobrirá que será possível alcançar seus objetivos comendo de forma moderada e saudável, importante consumir principalmente fontes de carboidratos, como pão, cereais, arroz e massas, são uma importante forma de energia para o organismo, pois durante a sua digestão é gerada glicose, que é a principal fonte de energia para as células do corpo.

 

Proteínas como carnes, frango, peixes, ovos e gorduras boas são essenciais. É muito importante para quem quer praticar atividade física reeducar seu paladar a gostar também de alimentos ricos e nutritivos, isso melhorará seu estilo de vida, você terá mais disposição e energia para praticar atividades físicas. Comer bem com alimentos saudáveis muda o bem-estar e o humor da pessoa, em conjunto com atividades físicas constantes, você libera a serotonina no corpo, que é o que faz a gente se sentir bem e feliz.

 

No café da manhã

Ovos, pão integral, café, frutas, geleia, pasta de amendoim, queijo fresco, aveia, iogurte natural, sucos, podem ser algumas dicas.

 

No almoço

Arroz integral, feijão ou lentilha, diversificado com ovos, frango, carne magra ou peixe, saladas diversas como alface, agrião, acelga, tomate, beterraba, cenoura, pepino entre outras.

 

No jantar

Arroz integral, feijão, diversificado com carne, ovo, peixe ou frango, acompanhada de uma salada de folhas ou uma refogada e uma fruta digestiva como laranja ou abacaxi. Durante o intervalo entre as refeições para inibir um pouco do apetite seria muito bom comer uma fruta e outra como maçã, banana, pedaços de coco seco, morango, uvas passas entre outras, assim você reeducará seu cérebro a saber quando está satisfeito, sem precisar comer cada vez mais.

 

O esporte tem a capacidade de mudar a vida das pessoas, a atividade física pode mudar a sua vida em todos os sentidos, ter mais disposição, sentir-se bem fisicamente e mentalmente, estar com qualidade de vida e sentir-se feliz, eleva a autoestima e hábitos saudáveis. Passa a se relacionar melhor com as pessoas, o esporte exige disciplina e dedicação. É muito prazeroso acordar cedo e praticar atividade física, ajuda a começar o dia com disposição, energia e pensamento positivo. Fisicamente falando o corpo tem um benefício diário, fortalece a musculatura, ajuda na flexibilidade, no fortalecimento dos ossos, articulações, perda de peso e gordura corporal e regula a pressão arterial. Além de todos estes benefícios a atividade esportiva aliada a uma boa alimentação diminui a ansiedade e depressão. Essa é uma maneira muito saudável e de forma moderada nem precisar cortar os alimentos que mais gosta em sua vida.

 

Com o lema A mulher que eu escolhi ser através dos esportes, a esportista Marta Silva é professora no colégio PM Itaquera e é uma incentivadora da prática de esportes e alimentação saudável entre as equipes de professores da unidade.

 

Fonte: https://corpoacorpo.com.br/blogs/mulher-de-corpo/dicas-de-alimentacao-para-esportistas/13001 - Texto Marta Silva, professora de Educação Física e esportista no Colégio da Polícia Militar Itaquera


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc