Taxa de mortes com cloroquina é semelhante a de quem não usa, diz estudo preliminar da Fiocruz

Redação, 07 de Abril , 2020 - Atualizado em 07 de Abril, 2020


Um estudo elaborado pela Fiocruz e pela Fundação de Medicina Tropical da Universidade de Manaus aponta que a taxa de letalidade nos pacientes com a covid-19 e que foram tratados com o medicamento cloroquina é semelhante à dos que não foram tratados com o remédio. O estudo, ainda em fase preliminar, vai de encontro ao defendido por Jair Bolsonaro, que defende o uso da cloroquina para p tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, dos 81 pacientes internados que foram tratados com o medicamento, 11 vieram a falecer. A taxa de mortalidade registrada me pacientes em condições semelhantes e que não foram tratados com a cloroquina é de 18%, semelhante ao apontado em estudos interacionais, incluindo os realizados pela China. 

A proximidade dos dois índices não permite afirmar, por enquanto, que a cloroquina possa fazer diferença fundamental no tratamento dos doentes infectados pelo novo coronavírus.

"Os otimistas podem achar que [a taxa com o uso da cloroquina] é menor. Os pessimistas podem achar que é igual. Estatisticamente, é igual, na margem de confiança", disse o infectologista Marcus Lacerda, da Fiocruz, que participa do estudo, em entrevista ao jornal.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc