Fé que pensa, razão que crer: a dimensão da religiosidade em tempos de pandemia

Por Aislan Mendonça*

Aparecido Santana, 10 de Abril , 2020

A versão mais recente e letal do coronavírus tem provocado, por um lado, a busca da ciência para encontrar a cura, e por outro, despertado nas pessoas os sentimentos reflexivos que se vinculam à religiosidade a aproximação com os preceitos da fé.

Não por acaso líderes religiosos se proponham a fazer pregações e orações pelas plataformas digitais da modernidade, ou na reclusão de templos, igrejas, e mesmo nos lares. A receptividade das pessoas com as palavras de alerta e consolo proferidas é um fenômeno que ajuda a conter a proliferação da Covid-19 e vem sendo a liga invisível mas consistente entre a ciência, o fato, o empírico e a fé, devoção e a esperança no sobrenatural.

Neste sentido, a pandemia atual evoca a dimensão misteriosa da mensagem bíblica. São Tomás de Aquino em seus escritos sobre o tratado da fé exorta as virtudes teologais pelas quais as pessoas devem se alinhar: primeiro a fé, segundo e esperança e terceiro a caridade.

E é justamente a narrativa bíblica da passagem de Cristo pela terra que subsidia a fé cristã no mundo, sobretudo em tempos de calamidades.

Quando se abate turbulências sobre a humanidade da natureza semelhante a pandemia do coronavírus, os estudos que se debruçam acerca do
impacto da religião na saúde e seu poder para enfrentar momentos difíceis.

A espiritualidade é, em última análise, uma forma de interpretar o mundo. De acordo com muitos especialistas do assunto, crer em algo transcende o imediatismo e pode ser o antídoto para que a humanidade atravesse com segurança épocas como esta que vivemos.

Os resultados obtidos por inúmeros estudos apontam que quanto maior o nível de envolvimento religioso, menores são os níveis de depressão, índices de suicídio, problemas com álcool e outras drogas, maior qualidade de vida e menor mortalidade geral.


Para o especialista, a pandemia vivida por todo o mundo atualmente chama a atenção das pessoas como um lembrete da mortalidade.

Na esteira do período pascal, cuja simbologia no calendário cristão remete à morte e ressurreição do Cristo, humildemente me somo às milhões de vozes que suplicam pela misericórdia divina diante das agruras porque passamos mas ao tempo que imagino que a civilização contemporânea possa ser racional e fervorosa; científica mas espiritualista; humana mas modelo do que nos ensinou o Nazareno.

*Aislan Mendonça é advogado, cristão, católico e esperançoso em dias melhores.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc