TSE reverte decisão que cassou mandato do deputado Talysson de Valmir

Deputado estadual havia sido condenado pelo TRE-SE.

Aparecido Santana, 17 de Abril , 2020 - Atualizado em 17 de Abril, 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu nesta sexta-feira (17), em decisão monocrática, a cassação do mandato do deputado estadual Talysson de Valmir, PL. Parlamentar havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). O ministro Sérgio Banhos deu provimento parcial ao recurso interposto pelo deputado, mas manteve a multa. 

O parlamentar havia sido condenado após representação feita pela deputada Maria Vieira de Mendonça, candidata eleita ao cargo de deputada estadual em 2018. A peça de acusação imputava aos representados a infração disposta no artigo 37, §1ºda Constituição Federal (publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos), além da transgressão aos artigos 73, IV e §5º, e 74 da Lei 9.504/1997 (abuso de autoridade, com sujeição à cassação do registro ou diploma).

O Ministério Público requereu a cassação do mandato do deputado Talysson por abusos durante a campanha de 2018 por parte do então candidato Talysson Barbosa Costa e de seu genitor, o prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa, com base na representação da parlamentar. O TRE recebeu a denúncia e decidiu pela condenação. 

Mas o ministro Sérgio Banhos reverteu a cassação e manteve a multa de 50. Ufir  (Unidade Fiscal de Referência). A defesa do parlamentar disse que vai recorrer da aplicação da multa. “A despeito do acerto no afastamento da cassação, não houve subsunção dos fatos à conduta vedada prevista no Art. 73, I, e vamos recorrer para que seja afastada também a multa aplicada”, afirmou o advogado Fabiano Feitosa, que responde pela defesa do parlamentar.

O parlamentar comemorou a decisão fazendo questão de agradecer a Deus e a todos que nele acreditaram. “Nunca perdi a fé. Nada fiz de errado, fui eleito pelas mãos do povo. Fui o deputado estadual mais votado do estado e trabalho todos os dias para retribuir a confiança do povo sergipano”, disse.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc