Prefeitura de Ribeirópolis autoriza reabertura do comércio

Redação, 17 de Abril , 2020 - Atualizado em 17 de Abril, 2020

Nesta sexta-feira (17), o prefeito do município de Ribeirópolis (SE), Antônio Passos, publicou um decreto N 85/2020 atualizando as medidas de enfrentamento contra a Covid-19 com o reabertura de alguns setores do comércio, contrariando o decreto do governo estadual.



O novo decreto autoriza o funcionamento de hotéis, motéis e pousadas (vedada às áreas de lazer), lojas de material de construção, imobiliárias, concessionárias de veículos, lojas de autopeças, cartórios, óticas, salão de beleza (funcionar com horário marcado), lojas de brinquedos, empresas de costuras e consertos, bancos, boutique e perfumaria, clínicas de estéticas, clínicas de saúde bucal, clínicas de fisioterapia e laboratórios.

As lojas de aparelhos celulares, lava jatos, loja de moveis, eletrodomésticos, armarinhos, papelarias, cafeteria e barbearia também foram liberados, desde que respeite o horário marcado, sem a presença de clientes esperando no local.

O decreto tem validade até o dia 30 de abril e mantém a proibição de eventos e reuniões que causem aglomeração.
Questionada sobre a estrutura do município para o atendimento às vítimas da Covid, no caso de necessidade de ventilação mecânica a informação prestada pela Secretaria Municipal da Saúde foi que Ribeirópolis tem apenas atendimento de saúde básica. Em relação à ventilação mecânica, a informação é que o município dispõe de um ventilador que foi enviado para o conserto.
 

O que diz o governo de Sergipe
 
Por nota, o governo do estado disse que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, no julgamento desta quarta-feira (15), que a competência para edição de medidas de controles epidemiológicos é concorrente entre União, Estados e Municípios.

“Contudo, o Estado de Sergipe vê com bastante preocupação as medidas tomadas no âmbito municipal que, desbordando da regra geral, flexibilizam em grau maior as medidas de isolamento, uma vez que podem comprometer o planejamento da rede estadual de saúde, grande porta de entrada do SUS nas localidades do interior para casos de média e alta complexidade”.

Por: G1/SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc