Gente Sergipana – Pedro de Góis (1934 – 2020) (por Antonio Samarone)

Redação, 18 de Abril , 2020

Itabaiana perdeu Pedro Góis (Pedro de Zeca dos Peixes), 86 anos.

Pedro de Góis nasceu no Pé do Veado, município de Itabaiana, em 01/10/1934. Filho de José de Góis ( Zeca dos Peixes) e Luzia Cornélia de Góis . Pedro era de uma família humilde, de 12 irmãos. O mais conhecido foi Mané de Zeca dos Peixes.

Pedro de Góis casou com Zuzenilde Batista de Gois (Dona Zuzú) em 25/12/1956, tiveram cnco filhos: Pedro Gilmar (Pedrinho), Gisselma, Giselia, Gilmara e Gislene.

Pedro de Góis trabalhou em várias profissões, fez de tudo, entregou pão, engraxou sapatos, foi motorista de caminhão, ônibus, ambulância, táxi lotação, Vereador e funcionário público federal.

Por ele dirigir um carro pelas ruas de Itabaiana, fazendo propaganda eleitoral para Dr. Pedro Garcia Moreno, foi ameaçado e perseguido por Euclides Paes Mendonça. Acabou fugindo para São Paulo, num caminhão de carga, em 1958. Fugiu para não morrer.

Chegando à Santos instalou-se no Morro São Bento. Fez amizade com um sergipano de Maruim, João Inácio de Souza, que era Vereador na cidade de Santos. Através dele conseguiu um emprego no antigo Inamps ( INSS), onde acabou se tornando funcionário público federal, do Ministério da Saúde.

Em Santos se aproximou da comunidade portuguesa, e sua vida começou a prosperar. Grande torcedor do Corinthians e do Vasco. Apaixonado mesmo, só pela cerveja Brahma.

Seus dois filhos mais velhos Pedro Gilmar de Góis ( Pedrinho) e Gisselma Góis ( Selminha) são paulistas de Santos, devido a essa mudança na vida do Pai.

Pedro retornou a Itabaiana e foi eleito Vereador pelo MDB, fazendo oposição. Na época, Vereador não era remunerado. Mantinha a sua família pelos serviços de táxi e do Sandu. Chegou a possuir três táxis transportando gente para Aracaju, duas vezes ao dia.

Exerceu três mandatos, na Câmara de Vereadores de Itabaiana: 1973-1976, 1977-1982, 1983-1988.

Teve o mandado cassado pelo chefe político da época por motivo de faltar as sessões extraordinária na Câmara. Como ele levava muitas pessoas para tratamento de saúde na capital, as vezes faltava, foi o que ele me contou.

Pedro de Goes, como trabalhava no antigo SANDU, conhecia vários médicos e tinha mais facilidade para conseguir internamentos, cirurgias, consultas etc. Era essa a sua política.

Pedro foi um político de certa forma independente, para os padrões itabaianense. Não se aliava de imediato ao chefe político de plantão.

“Só tenho compromisso com o bem-estar da população”, dizia ele. Foi o autor de vários projetos, e o mais importante, foi o cemitério municipal de Itabaiana, onde beneficiou a população carente.

Pedro de Góis também deu a sua contribuição para a Associação Olímpica de Itabaiana, como um jogador (esforçado) e como Presidente do Tricolor da Serra. Fundou e jogou na FUGASE - Fundação de Garantia dos Atletas de Sergipe, futebol amador.

Pedro de Góis foi um cidadão reconhecido e respeitado em sua velha Itabaiana Grande.

Descanse em paz, meu amigo.

Antonio Samarone.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc