Operação “Hidra” prende policial militar e mais três por fraude em seguro DPVAT

Redação, 24 de Abril , 2020 - Atualizado em 24 de Abril, 2020

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe informou nesta sexta-feira (24) a conclusão da Operação Hidra, que teve o objetivo de prender quatro homens suspeitos de envolvimento com fraudes do Seguro DPVAT, entre eles, um policial militar.

Golpistas falsificavam boletins de ocorrências, laudos médicos e relatórios de atendimento hospitalar Policiais Civis da Delegacia de Defraudações concluíram nessa quinta-feira (23) a Operação Hidra, deflagrada para prender quatro homens envolvidos com fraudes contra o seguro DPVAT, entre eles um policial militar da ativa. As prisões foram realizadas desde a última quarta-feira (22), quando os investigadores começaram a cumprir os mandados de prisão.

Em regra, as fraudes contra o Seguro DPVAT, praticadas em todo o país, contam com a participação de uma pessoa responsável por cooptar os “laranjas”, que são os futuros beneficiários que, em troca de pequenas vantagens, fornecem suas contas bancárias e seus documentos pessoais para serem fraudados e utilizados na falsificação de Boletins de Ocorrências, laudos do IML, relatórios de atendimento hospitalar e Comprovantes de Residências.

Todos esses documentos serviam para embasar o requerimento fraudulento a ser formulado junto à seguradora. Após recebimento da indenização, o que se dá na conta dos “laranjas”, os valores são sacados pelo cooptador e repassados em mãos ou transferidos, em grande parte para o principal articulador da fraude, que geralmente não aparece durante a empreitada criminosa. No caso da Operação Hidra, o suspeito de ser o principal articulador dos golpes é Diógenes Barbosa Gomes.

Diógenes foi preso nas proximidades de sua residência, onde também foram presos outros dois integrantes do grupo. Na manhã dessa quinta-feira, foi dado cumprimento ao mandado de prisão do policial militar, que se apresentou espontaneamente em seu Batalhão, com o auxílio do Comando da PM. Resta ainda pendente de cumprimento o mandado de prisão de Carlos Alberto Pereira Lima, que não foi localizado pela polícia.

Segundo informações, ele fugiu para o interior do estado, onde está em local desconhecido. A polícia está divulgando o nome e a foto de Diógenes com o objetivo de identificar outras pessoas cujos documentos ou contas bancárias possam ter sido utilizados para praticar fraudes contra a Seguradora Líder.

A Polícia pede que tais pessoas busquem a Delegacia de Defraudações ou façam uso do disque denúncia (181) para denunciar o fato, caso se identifiquem em uma dessas situações. O nome e a foto de Carlos Alberto estão sendo divulgados para que informações eventualmente fornecidas pela população possam levar a sua prisão. O nome da operação – HYDRA – remete ao monstro da mitologia grega derrotado por Hércules, em seu segundo trabalho. O monstro possuía várias cabeças e a cada uma que era cortada surgiam duas outras no lugar, assim como ocorre figurativamente nas fraudes do seguro DPVAT.

Na mitologia, o monstro foi derrotado depois que Hércules pediu ao sobrinho Iolau para que queimasse as cabeças com um tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida. Sobrou então apenas a cabeça do meio, considerada imortal. Hércules cortou e enterrou a última cabeça com uma enorme pedra. Com informações e foto da SSP


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc