Covid-19 restringe fiéis a participarem tradicional Romaria de Aparecida pela TV

Redação, 01 de Maio , 2020 - Atualizado em 01 de Maio, 2020

Pela primeira vez, em 119 anos, a romaria de São Paulo a Aparecida não terá peregrinos. Devido à Pandemia da Covid-19, os fiéis só poderão acompanhar a Missa da Peregrinação - que será realizada a portas fechadas no Santuário Nacional - pela Rede Aparecida (TV, Rádio e Portal A12). A transmissão ao vivo acontece no domingo (03/05), ao meio-dia.

A mais antiga peregrinação do Estado, a 119ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo este ano será realizada sem a participação dos romeiros. O cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, enviou carta aos bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos e leigos da arquidiocese pedindo que as pessoas acompanhem a celebração pelos meios de comunicação e não viajem para o Santuário Nacional de Aparecida. No ano passado, 18 mil pessoas participaram da celebração.

Os fiéis, portanto, deverão acompanhar a Missa da Romaria pela TV e Rádio Aparecida, o portal A12 e demais redes sociais.

“Neste ano não será possível realizar a romaria com a participação do povo, como seria desejável e belo, e como vem acontecendo ao longo de 119 anos. Estamos em plena crise sanitária e ainda deverão ser evitadas as aglomerações que favorecem o contágio, quer na viagem, quer no Santuário”, recomendou o cardeal. Apenas o próprio Arcebispo e os bispos auxiliares, “com algumas pouquíssimas outras pessoas”, irão ao Santuário de Aparecida representando toda a arquidiocese na celebração.

 “Rezaremos especialmente pelos pobres e os doentes, e por aqueles que cuidam deles. Pediremos a Nossa Senhora, ‘Auxílio dos Cristãos’ e ‘Saúde dos Enfermos’, que olhe por todos com carinho maternal”, disse ainda o religioso.

A missa pedirá também a intercessão da Virgem Aparecida pelo Sínodo arquidiocesano, que teve as atividades suspensas devido à pandemia, “mas que serão retomadas assim que for possível”, disse Dom Odilo, que sugere aos padres, religiosos e leigos que usem os meios virtuais para que todos se unam à distância à romaria anual e, nos quatro dias anteriores, promovam a oração do santo rosário católico e da ladainha de Nossa Senhora.

“Como sinal da participação na romaria, peço que em todas as igrejas os sinos sejam tocados por três minutos, no dia 3 de maio, após a bênção final da missa. E as paróquias que o desejarem poderão organizar uma carreata, sem concentração de povo, pelas ruas, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, dando a bênção ao povo”, pediu.

A missa da romaria, exibida nos meios de comunicação da Rede Aparecida, será celebrada com as portas fechadas, sem público. As instalações do Santuário, incluindo a igreja principal, permanecem abertas durante a pandemia, mas sem atividades que geram aglomeração.

A Romaria

O evento anual católico da Arquidiocese de São Paulo surgiu em 1900, por iniciativa do então bispo Dom Antônio Cândido de Alvarenga, que se fez acompanhar por 1.200 romeiros. O evento se manteve anualmente com grupos, que foram aumentando bastante, oriundos das seis regiões episcopais paulistanas. A peregrinação só é menor em público que as romarias de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil. O hino "Viva a Mãe de Deus e Nossa", que passou a ser utilizado pelo Santuário nas celebrações marianas, foi composto em 1905 para a romaria de São Paulo.

 


Missa da romaria Aparecida a São Paulo, domingo (03/05), ao meio-dia.

Por: Vera Jardim


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc