Parceria entre UFS e Município de Nossa Senhora da Glória realizam testagem rápida na Capital do Sertão

Redação, 09 de Maio , 2020

A Universidade Federal de Sergipe em parceria com o Município de Nossa Senhora da Glória através Secretaria Municipal de Saúde, realizaram neste sábado (09) testagem rápida na população. Ao todo mais de 380 voluntários participaram deste Projeto.

O projeto de testagem rápida da população para o diagnóstico do novo coronavírus em Sergipe, têm como objetivo construir o mapa epidemiológico da doença no estado. Neste momento, apenas as pessoas assintomáticas puderam realizar o procedimento, excerto profissionais da linha de frente, a exemplo do pessoal que trabalha na saúde. Estes realizarão na segunda etapa.

O Prefeito Chico do Correio esteve presente e falou sobre a parceria Município de Nossa Senhora da Glória e UFS. “É uma ação importante em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, onde os Glorienses foram testados pra que possamos ter uma noção de como que se encontra a evolução do COVID-19 em nosso Município”.

O cronograma de testagem executados pela Universidade Federal de Sergipe contemplou os dez municípios mais populosos de Sergipe, onde nestas cidades há a concentração de quase 90% dos casos confirmados da COVID-19 no estado, segundo dados do Ministério da Saúde. São elas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Terino Lima, o resultado destes testes ajudará na elaboração de novos protocolos e ações. “A partir destes testes teremos um apanhado mais completo de toda essa problemática que estamos enfrentando em nosso estado e com certeza poderemos recriar protocolos e trilhar novos caminhos nos próximos dias”.

O resultado do teste sai entre cinco e sete dias, onde o planejamento da UFS para a realização dos testes foi feita por meio de triagem de pacientes por idades, divididos em quatro grupos: 0 a 19 anos; 20 a 39 anos; 40 a 59; e a partir dos 60 anos. No momento da entrevista o voluntário é cadastrado e assina um termo permitindo a realização dos testes. O resultado é informado através de mensagem de texto. Em caso positivo, profissionais entrarão em contato via ligação.

Vale destacar que a UFS também atua na elaboração de estratégias e metodologia de utilização dos kits de diagnóstico das secretarias de saúde do estado e municípios, realização de contraprovas, e apoio científico ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

A Administração Com a Força da Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Saúde agradece e parabeniza a todos os profissionais que se somaram a este momento tão significativo para a Saúde Pública do Município.

Fonte: Ascom Glória


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc