Falece aos 90 anos o ex-secretário João Gomes Cardoso Barreto

Redação, 09 de Maio , 2020

Faleceu neste sábado, 9, o ex-secretário e ocupante de vários cargos públicos em diversos governos, João Gomes Cardoso Barreto, que estava com 90 anos. O sepultamento acontecerá no período da tarde no Cemitério Santa Izabel, fechado apenas para familiares, devido a pandemia do covid-19. A causa morte ainda é desconhecida.

Dr. João Barreto nasceu em Maruim, em 8 de abril de 1930. Filho de Bráulio Menezes Barretto e D. Cecília Cardoso Barretto. Em sua trajetória na vida pública ocupou cargos relevantes em diversos governos: Eronildes Ferreira de Carvalho (interventor), Augusto Maynard Gomes (interventor), José Rollemberg Leite, Arnaldo Garcez, Leandro Maciel, Luiz Garcia, Seixas Dória (deposto pela Revolução de 1964), Celso de Carvalho, Lourival Baptista, Paulo Barreto de Menezes, José Rollemberg Leite, Augusto Franco, João Alves Filho, Antônio Carlos Valadares e os demais sucessivos.

No Governo de Sergipe, foi Chefe de Gabinete do vice-Governador Djenal Queiroz, Secretário Particular do governador João Alves Filho, Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Secretário de Governo e Secretário da Educação. Em Brasília, foi secretário particular do ministro do Interior, João Alves Filho. No segundo governo de João Alves, foi, novamente, Secretário da Educação. No terceiro Governo de João Alves Filho (2003-06) foi membro de alguns Conselhos de Administração de instituições como Banese, Ipes, Parreiras Horta e Detran.

Condecorações

Recebeu a Medalha Serigy na Ordem de Comendador, da Prefeitura de Aracaju, outorgada pelo Prefeito José Carlos Teixeira. A Medalha do Mérito Aperipê, no Grau de Comendador, do governador João Alves Filho e a Medalha do Mérito Rio Branco, no Grau de Comendador, do presidente José Sarney.

*Com informações do Radar Sergipe

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc