Sergipe está matando Sergipe. (por Antonio Samarone).

Redação, 15 de Maio , 2020 - Atualizado em 15 de Maio, 2020

As lideranças empresariais sergipanas sempre foram dóceis com os Governos. (“hay gobierno estoy a favor”). Dessa vez saíram dos trilhos. A nota contra o Governador Belivaldo foi dura, apesar de verdadeira. Receberam uma resposta à altura, também verdadeira.

Essa discordância governo/empresários é raríssima em Sergipe.

Não é hora dessa troca de insultos, mesmo verdadeiros.

O líder do movimento, o deputado Laércio Oliveira, está usando as dificuldades econômicas dos pequenos empresários, para uma luta política inoportuna. Não é o momento!

Sergipe precisa de parceria, solidariedade, colaboração, união, para atravessarmos as tormentas da Pandemia.

Muitos do que assinaram a nota, dormiram preocupados. Alguns arrependidos.

Enquanto eles trocam acusações, a Pandemia avança em Sergipe. Chegamos a 2.494 casos e 47 óbitos. Sem contar os 14 óbitos, aguardando o resultado dos exames. Sergipe possui a segunda maior taxa de crescimento entre os estados. Em Sergipe, somente 42,2 da população respeita o isolamento social.

O recomendado pela Saúde Pública é um isolamento social de 70%, para impactar na velocidade de transmissão da doença. Não é que o isolamento social não tenha eficácia, a dose é que está pequena.

Na prática, o isolamento não vem sendo cumprido em Sergipe.

Mesmo em Aracaju, a taxa de isolamento social é de apenas 44%. Uma vergonha! As autoridades baixam os decretos, convocam a imprensa e falam, falam, falam, isso pode, isso não pode, e não fiscalizam. Esse é um ponto decisivo – a coisa está relaxada.

As taxas de cobertura do isolamento social na Grande Aracaju são muito baixas: Socorro – 43%; São Cristóvão e Barra dos Coqueiros – 42%. Na prática, o isolamento social é um faz de conta.

Antes de falarmos em lockdown, fechamento total, tranca rua, toque de recolher, vamos elevar as adesões ao Isolamento social. Campanhas educativas bem feitas funcionam. Quando começam?

A responsabilidade está com o Governador Belivaldo e com Prefeitos da Região Metropolitana de Aracaju, onde a Peste é mais grave. Ouçam as recomendações da Saúde Pública.

O Isolamento Social precisa ser cumprido e elevado para uma cobertura de 70%. Com urgência!

Na próxima semana a Caixa do Corona começa a pagar a segunda parcela do abono de 600 reais. Pergunto as autoridades, as aglomerações irão se repetir?

Ontem, o General Mourão postou uma Carta ao País, eu concordo com a primeira frase: “Nenhum país do mundo vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil.”

Antonio Samarone.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc