Covid-19: Belivaldo descarta possibilidade imediata de Lockdown em Sergipe

A determinação fica sob competência de cada município

Redação, 19 de Maio, 2020 - Atualizado em 19 de Maio, 2020


O Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, se pronunciou em entrevista coletiva na tarde da última segunda-feira (18) e descartou a possibilidade de Lockdown em Sergipe neste momento. A justificativa é que nem todo o estado tem apresentado índices altos de casos de Coronavírus, somente alguns municípios. 


Ele destacou que a competência para determinação de medidas mais restritivas ficam sob responsabilidade de cada município, frente ao crescente número de casos e a desobediência das medidas de isolamento social nestes locais.


De acordo com o decreto, caberá aos municípios do estado de Sergipe, observada a competência suplementar, e desde que evidenciados termos técnicos e científicos para controle epidemiológico, dispõe:

  1. Regras de redução de circulação de pessoas, de higiene e de distanciamento social em feiras e mercados;
  2. Restrição a circulação de veículos particulares,  exemplo de rodízios, em vias sob jurisdição municipal.
  3. Proibição de estacionamento de veículos em áreas de lazer ou de comércio não essencial;
  4. Barreiras de controle sanitário e de fiscalização nas vias sob jurisdição municipal;
  5. Redução dos pontos de parada de ônibus e diminuição do itinerário de transporte coletivo em áreas de comércio ou de serviços não essenciais, bem como estratégias para evitar aglomerações nos ônibus e nos terminais de passageiros;
  6. Ouvida a Vigilância Sanitária em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, decreta medidas mais restritivas de circulação de pessoas, veículos e atividades comerciais permitidas, a exemplo de lockdown, limitando-se ao funcionamento apenas de serviços essenciais, desde que por período temporário fixo e prévio planejamento e ciência a população;

O que você está buscando?